Vol 6, Issue 1 (2018)

O Direito à Educação [The Right to Education]

Published February 28, 2018

Edited by João Casqueira Cardoso and Candido Alberto Gomes

O direito à educação reveste-se de vários sentidos, como precioso fruto do Iluminismo e da Ilustração. Ora é concebido como fazedor de milagres, a alterar valores, atitudes e comportamentos de indivíduos e sociedades; ora é um direito programático e residual, importante apenas para a “formação de capital humano”, quando ele se caracteriza como efetivo. Este movimento pendular de otimismo e pessimismo educativos, observado em diferentes períodos, em momentos solitários ou em momentos simultâneos, na verdade não faz jus ao direito à educação. É possível, ao mesmo tempo, verificar a relevância do direito à educação ora para um lado, ora para outro, em diferentes espaços geográficos e sociais contemporaneamente, o que dificulta generalizações fundamentadas na empiria. A própria Constituição da UNESCO, escrita sobre as cinzas da Segunda Guerra Mundial na Europa, assumiu uma posição idealista, com o seu propósito de construção utópica da paz mundial. Entretanto, o idealismo mistura-se ao realismo quando nos damos conta da importância das ideias, dos conhecimentos científicos, verdadeiros e falsos, das ideologias, dos currículos escolares e universitários e dos meios de comunicação de massa para esculpir tanto as noções de paz e fraternidade, como os ódios, em múltiplas dimensões.

Full Issue

View or download the full issue PDF

Table of Contents

Introduction

João Casqueira Cardoso, Candido Alberto Gomes
PDF
6-9

Articles

Carlos Vilar Estêvão
PDF
10-21
João Casqueira Cardoso
PDF
22-40
Azucena Ochoa-Cervantes, Luis Manuel Pérez-Galván, José Juan Salinas-de-la-Vega, Felicia Vázquez-Bravo
PDF
41-61
Luís Santos
PDF
62-78
Estela M. Miranda
PDF
79-96
Joaquim Filipe Peres de Castro
PDF
97-119
Uma A. Segal
PDF
120-140
Fidèle Mutwarasibo
PDF
141-148
Candido Alberto Gomes, João Casqueira Cardoso, Verônica Couto Dos Santos, Carlos Rodrigues
PDF
149-167