Estratégias sociais criativas em Barcelona. O caso do Walden-7

Autores

  • Isabel André
  • Muriel Rousselle

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis1341

Resumo

Sendo Barcelona uma metrópole reconhecida como meio inovador, reflectimos neste artigo sobre as condições e as oportunidades que oferece para a inovação social, ou seja, para o desenvolvimento de estratégias criativas que apontem novas soluções para problemas sociais sem resposta adequada. Centramos esta reflexão na produção do espaço urbano residencial e focamos, em particular, o caso do Walden-7 em Sant Just Desvern, Área Metropolitana de Barcelona, uma experiência com 4 décadas, frequentemente referida como uma “utopia urbana realizada”. Tratase de uma intervenção muito precoce de regeneração urbana, onde o desenho dos espaços colectivos, a concepção de novas relações de vizinhança e organização interna dos apartamentos deixaram traços marcantes de inovação social. Neste artigo, pretende-se, sobretudo, equacionar o papel da adversidade como impulso socialmente criativo, bem como a temporalidade e o percurso das inovações sociais.

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Como Citar

André, I., & Rousselle, M. (2010). Estratégias sociais criativas em Barcelona. O caso do Walden-7. Finisterra, 45(90). https://doi.org/10.18055/Finis1341

Edição

Secção

Artigos