Estratégias sociais criativas em Barcelona. O caso do Walden-7
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1341Resumo
Sendo Barcelona uma metrópole reconhecida como meio inovador, reflectimos neste artigo sobre as condições e as oportunidades que oferece para a inovação social, ou seja, para o desenvolvimento de estratégias criativas que apontem novas soluções para problemas sociais sem resposta adequada. Centramos esta reflexão na produção do espaço urbano residencial e focamos, em particular, o caso do Walden-7 em Sant Just Desvern, Área Metropolitana de Barcelona, uma experiência com 4 décadas, frequentemente referida como uma “utopia urbana realizada”. Tratase de uma intervenção muito precoce de regeneração urbana, onde o desenho dos espaços colectivos, a concepção de novas relações de vizinhança e organização interna dos apartamentos deixaram traços marcantes de inovação social. Neste artigo, pretende-se, sobretudo, equacionar o papel da adversidade como impulso socialmente criativo, bem como a temporalidade e o percurso das inovações sociais.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.