O IMPACTO DO TURISMO DAS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL: UM QUADRO DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis14861Resumo
O IMPACTO DO TURISMO DAS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL NO TERRITÓRIO: UMA FRAMEWORK DE ANÁLISE. A rede Aldeias Históricas de Portugal (rAHP) integra 12 aldeias históricas da Região Centro de Portugal com um vasto conjunto de elementos valorativos: história, cultura e património. Estas aldeias, localizadas em territórios de ‘baixa densidade’, registaram os efeitos da desertificação humana, potenciada pela interioridade e pelo movimento migratório das populações. O projeto PLowDeR tem por objetivo identificar um conjunto de indicadores que permita avaliar o impacto económico e social da rAHP, de forma a facilitar o planeamento e a formulação de estratégias que promovam a sua sustentabilidade. Para o efeito definiram-se sete dimensões de análise macro que suportam um conjunto de indicadores, organizados em nove dimensões de agregação. Esta framework foi sujeita a validação por parte dos stakeholders da rAHP, através de uma metodologia de focus group, na perspetiva de replicação da mesma a outros territórios de baixa densidade. Após esta validação foram construídos os instrumentos de recolha e análise dos dados para os indicadores definidos. Neste artigo será apresentada a framework de análise, bem como o processo metodológico seguido para a construção da mesma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.