MÉTODO PARA LOS ESTUDIOS DEL PERIURBANO: UNA EXPERIENCIA LATINOAMERICANA
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis17289Resumo
O periurbano é um espaço dialeticamente periférico e derivado, aberto e seletivo, descontínuo e fracionado; uma centralidade excêntrica. Essa simultaneidade de dimensões espaciais dificulta a adoção de um método que capte sua complexidade e movimento. O objetivo deste artigo é fornecer elementos para a abordagem metódica (do universal abstrato ao singular concreto) relativa aos estudos do periurbano, desde os casos dos ejidos em Morélia, Michoacan, México. Metodologicamente, o estudo considera: i) uma proposta teórico-metodológica vinculada ao ejido periurbano no México; ii) a gênese e processo do ejido como espaço de formação local-global, urbano-rural, com suas estruturas de poder e; iii) uma aproximação à essência do ejido periurbano, em busca da concreção do fenômeno, através das condições de existência dos ejidatarios. São compreendidas as transformações rural-urbano através de uma leitura fenomenológica e dialética do ejido e do ejidatarios, desde a experiência mexicana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.