Rever a geografia do quarteirão e da casa:
vários usos no mesmo espaço
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis20360Resumo
A organização do habitar nas cidades tem tido grandes alterações nos últimos 100 anos, quer pela introdução de novas teorias do urbanismo que discutiram a estrutura e a morfologia urbana, quer pela forma da implantação dos blocos residenciais, quer ainda pela organização interna da habitação. As condições sociais e culturais foram adequando os espaços às suas necessidades, que foram agora, bruscamente postas em causa pela Covid-19. Este texto faz uma breve reflexão sobre a cidade existente, a sua morfologia, a habitação e as necessidades que se fizeram sentir quando uma parte significativa da população activa e estudantil teve de permanecer por várias semanas em casa. Reflecte ainda sobre as características que a planta da casa deve contemplar para se adequar ao teletrabalho, em simultâneo, de vários membros da família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.