O desenvolvimento de competências de pesquisa na disciplina de Geografia do ensino secundário:
uma experiência didática
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis24884Resumo
Quais as competências que a disciplina de Geografia promove, ou consegue
promover, nos alunos que concluem o 11º ano em Portugal (com cerca de 17 anos)
do Ensino Secundário? A disciplina mobiliza um número assinalável de alunos,
sendo a terceira opção mais selecionada a nível nacional. O presente artigo centra-se
numa investigação desenvolvida com uma turma de uma Escola Secundária do Montijo,
na Área Metropolitana de Lisboa, em 2017. Ao longo de uma sequência de onze aulas, em
que foram recolhidas as suas perceções quanto a todo o processo, os alunos mobilizaram
informações de fontes diversificadas, no quadro de uma aposta de desenvolvimento da
sua cidadania territorial. Nas suas pesquisas, os alunos recorreram, com maior frequência,
a motores de busca na Internet – talvez contradizendo-se quanto à sua preocupação
em valorizarem a credibilidade das fontes de informação. A respetiva pesquisa surge
como um dos passos mais difíceis para os alunos, o que reforça a necessidade de desenvolvimento
desta competência. Os alunos reconheceram, inequivocamente, a melhoria do
seu desempenho na recolha e tratamento de informação ao longo da sequência didática,
o que confirma o papel decisivo da educação geográfica no desenvolvimento de competências
de pesquisa.
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