Impactos do clima futuro nos serviços dos ecossistemas relacionados com a água na bacia do rio Homem (noroeste de Portugal)

Autores

  • Emanuel Escobar Departamento de Biologia/ BioPolis - CIBIO - Unviversidade do Porto
  • Claudia Carvalho-Santos University of Minho https://orcid.org/0000-0003-1841-209X

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis26254

Resumo

Os ecossistemas estão sob pressão, especialmente devido às alterações climáticas, que reduzem a sua capacidade de fornecer serviços relacionados com a água, tais como fornecimento de água e controle da erosão do solo. O objetivo deste estudo, realizado na bacia hidrográfica do rio Homem (Noroeste de Portugal), foi avaliar como as alterações climáticas futuras podem influenciar a provisão destes serviços. A Ferramenta de Avaliação de Solo e Água (SWAT), um modelo hidrológico, foi calibrado e validado para as condições locais da bacia hidrográfica (caudal e volumes mensais do reservatório). As projeções climáticas (2020-2050) foram forçadas no SWAT, com base em quatro modelos climáticos regionais e dois cenários de alterações climáticas (RCP4,5 e RCP8,5). Os resultados confirmam que o modelo SWAT tem um bom desempenho na quantificação de caudal e volume de água no reservatório após calibração e validação. As mudanças climáticas poderão afetar o fornecimento de água reduzindo a sua quantidade na bacia em 7% sob o cenário RCP8,5 até 2050, quando comparado com o histórico (1970-2000). Haverá menos água no rio na primavera, verão e outono e mais água no inverno. O volume do reservatório poderá diminuir consideravelmente e reduzir o potencial de produção de energia hidroelétrica, principalmente no verão. A exportação de sedimentos irá aumentar, especialmente no cenário RCP8,5. Esses resultados são de elevada relevância para a elaboração de estratégias de adaptação para reduzir os impactos das alterações climáticas na provisão de serviços dos ecossistemas relacionados com a água, tendo em conta soluções baseadas na natureza, particularmente a nível local para apoiar estratégias de gestão sustentável de bacias hidrográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Escobar, E., & Carvalho-Santos, C. (2022). Impactos do clima futuro nos serviços dos ecossistemas relacionados com a água na bacia do rio Homem (noroeste de Portugal). Finisterra, 57(120), 125–148. https://doi.org/10.18055/Finis26254

Edição

Secção

Artigos