Impactos do clima futuro nos serviços dos ecossistemas relacionados com a água na bacia do rio Homem (noroeste de Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis26254Resumo
Os ecossistemas estão sob pressão, especialmente devido às alterações climáticas, que reduzem a sua capacidade de fornecer serviços relacionados com a água, tais como fornecimento de água e controle da erosão do solo. O objetivo deste estudo, realizado na bacia hidrográfica do rio Homem (Noroeste de Portugal), foi avaliar como as alterações climáticas futuras podem influenciar a provisão destes serviços. A Ferramenta de Avaliação de Solo e Água (SWAT), um modelo hidrológico, foi calibrado e validado para as condições locais da bacia hidrográfica (caudal e volumes mensais do reservatório). As projeções climáticas (2020-2050) foram forçadas no SWAT, com base em quatro modelos climáticos regionais e dois cenários de alterações climáticas (RCP4,5 e RCP8,5). Os resultados confirmam que o modelo SWAT tem um bom desempenho na quantificação de caudal e volume de água no reservatório após calibração e validação. As mudanças climáticas poderão afetar o fornecimento de água reduzindo a sua quantidade na bacia em 7% sob o cenário RCP8,5 até 2050, quando comparado com o histórico (1970-2000). Haverá menos água no rio na primavera, verão e outono e mais água no inverno. O volume do reservatório poderá diminuir consideravelmente e reduzir o potencial de produção de energia hidroelétrica, principalmente no verão. A exportação de sedimentos irá aumentar, especialmente no cenário RCP8,5. Esses resultados são de elevada relevância para a elaboração de estratégias de adaptação para reduzir os impactos das alterações climáticas na provisão de serviços dos ecossistemas relacionados com a água, tendo em conta soluções baseadas na natureza, particularmente a nível local para apoiar estratégias de gestão sustentável de bacias hidrográficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.