O TRANSPORTE AÉREO INTERILHAS COMO INSTRUMENTO DE COESÃO TERRITORIAL:

AÇORES COMO ESTUDO DE CASO.

Autores

  • JOSE ANGEL HERNANDEZ LUIS Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • Pedro Pimentel Centro Atlántico de Estudios de Economía Aplicada, Facultad de Economía y Gestión, Universidad de las Azores https://orcid.org/0000-0003-1056-0338
  • Gualter Couto Centro Atlántico de Estudios de Economía Aplicada, Facultad de Economía y Gestión, Universidad de las Azores https://orcid.org/0000-0001-5560-5101
  • Rui Alexandre Castanho Facultad de Ciencias Aplicadas, Universidad WSB, Dabrowa Górnicza. Advanced Research Centre, European University of Lefke, Lefke, Northern Cyprus, TR-10 Mersin, Turkey https://orcid.org/0000-0003-1882-4801

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis29017

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise da acessibilidade aérea inter-ilhas nas
ilhas dos Açores (Portugal). Enquanto espaço afetado pela fragmentação territorial e, ainda por cima, distante entre as
diferentes ilhas, o transporte aéreo assume uma importância vital para o desenvolvimento socioeconómico do
Arquipélago, facilitando a mobilidade dos residentes e o aumento do turismo. Esta situação é agravada nos Açores pelo
baixo peso demográfico e económico, para além do notório desequilíbrio entre ilhas. Metodologicamente, analisamos
vários parâmetros de acessibilidade, focando-nos nas operações horárias, pois é onde detetámos os piores rácios. Para
tal, tomamos como base os horários das conexões aéreas inter-ilhas de 12 anos (2009-2020) das épocas de inverno,
com maior probabilidade de utilização por residentes e, portanto, por motivos de deslocação relacionados com
negócios, saúde, administração, etc. Como resultado do artigo, detetamos que embora se tenha trabalhado
positivamente com a introdução de obrigações de serviço público aéreo, impondo um certo número de frequências,
lugares, tetos tarifários, etc., o pouco interesse em trabalhar num ajustamento dos horários de funcionamento em função da procura está a levar a uma disponibilidade de tempo no destino – numa operação de ida e volta no mesmo dia, muito recorrente na mobilidade inter-ilhas, pouco favorável paraos viajantes em mais de 70% das rotas operacionais.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Hernandez Luis, J. A., Pimentel, P., Couto, G., & Castanho, R. A. (2024). O TRANSPORTE AÉREO INTERILHAS COMO INSTRUMENTO DE COESÃO TERRITORIAL: : AÇORES COMO ESTUDO DE CASO. Finisterra, 59(125), 19–39. https://doi.org/10.18055/Finis29017

Edição

Secção

Artigos