Reflexões sobre neurourbanismo, espaço público e saúde urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis29886

Resumo

A recente pandemia alertou para a necessidade urgente de uma interação mais estreita entre a saúde e o planeamento espacial. Embora a relação entre espaço urbano e saúde tenha sido amplamente comprovada e tenha levado ao aparecimento e/ou reforço de novos conceitos e novas áreas interdisciplinares como o neurourbanismo, neuroarquitectura, psicologia ambiental, psicogeografia e ‘liveability’, que tentam lidar com as novas questões urbanas e epidemias, como o stress urbano e doenças mentais, covid-19, isolamento social, iniquidades de saúde e saúde pública. No entanto, tanto quanto se sabe, não houve muita discussão nem foi abordado um quadro teórico e metodológico. O estado embrionário de tais campos interdisciplinares do conhecimento requer um maior contributo de reflexão para a sua consolidação e orientações para profissionais e decisores políticos. Este documento tem como principal objetivo contribuir para a discussão, através de reflexões em torno da triangulação dos espaços públicos, da saúde urbana e dos determinantes da saúde urbana.

Começando com uma grande coleção de literatura científica, publicada principalmente entre 2019 e 2022, centrada na discussão do espaço público, saúde urbana e determinantes da saúde (urbana), foi realizada uma análise crítica para compreender como se inter-relacionam. Mais precisamente, os seus principais objetivos são: 1) sublinhar a importância do espaço público no seu fator social, de ordenamento e de qualidade de vida; 2) realçar e reforçar a consciência de que o ambiente urbano afeta a saúde mental e o bem-estar das pessoas; 3) propor um conjunto de determinantes da saúde urbana para trabalhar como instrumento para os profissionais para uma avaliação e monitorização mais objetiva da saúde nas cidades e; 4) reforçar o trabalho que tem sido feito sobre a importância do neurourbanismo como ciência interdisciplinar que reúne as neurociências e o planeamento urbano para promover cidades e comunidades mais saudáveis, e o bem-estar geral das pessoas em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Bonifácio, A., Morgado, P., Peponi, A., Ancora, L., Blanco-Mora, D. A., Conceição, M., & Miranda, B. (2023). Reflexões sobre neurourbanismo, espaço público e saúde urbana. Finisterra, 58(122), 63‑88. https://doi.org/10.18055/Finis29886

Edição

Secção

Artigos