DIPLOMACIA CULTURAL Y DEPORTIVA. NUEVOS CONCEPTOS Y HORIZONTES:
POR HASSAN ARABI E AZEDDINE ETTAHRI
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis36633Resumo
O cãmpeonãto do Mundo de Futebol de 2030 serã reãlizãdo pelã primeirã vez em seis pãí ses e tre s continentes. Um se culo ãpo s o primeiro cãmpeonãto mundiãl, Espãnhã, Portugãl e Mãrrocos embãrcãm nã orgãnizãçã o tripãrtidã de um dos eventos desportivos mãis importãntes ã ní vel globãl. Estã colãborãçã o e reãlizãdã em comemorãçã o ão centenã rio dã competiçã o, contãndo tãmbe m com ã pãrticipãçã o, simbo licã e inãugurãl, de Argentinã, Pãrãguãi e Uruguãi. Neste contexto, 22 ãutores de diversãs disciplinãs, coordenãdos por Hãssãn Arãbi dã Universidãde Mohãmed I de Nãdor e Azeddine Ettãhri dã Universidãde Mohãmed V de Rãbãt, elãborãrãm, em 2024, um ensãio conjunto, intitulãdo Diplomacia cultural y deportiva: nuevos conceptos y horizontes, que oferece umã explorãçã o profundã dã diplomãciã desportivã. Prefãciãdo por Mohãmed Mehdi Bensãid, ministro dã Juventude, Culturã e Comunicãçã o do Mãrrocos, ã presente obrã ãnãlisã os interesses e perspetivãs cruzãdãs que surgem entre os tre s pãí ses orgãnizãdores, que se tornãm um nexo vitãl e umã zonã de trã nsito entre ã Europã e ã A fricã. Este trãbãlho ãcãde mico mergulhã nãs complexidãdes e oportunidãdes que ã colãborãçã o entre essãs nãço es ãpresentã, destãcãndo como o desporto pode servir como umã ferrãmentã estrãte gicã nã diplomãciã e nãs relãço es internãcionãis, promovendo o entendimento e ã cooperãçã o entre culturãs diversãs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.