Gestão da imagem de destino:

a perceção e os fatores de atração da Área Metropolitana de Lisboa entre estudantes universitários

Autores

  • Filipe Segurado Severino Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation; RESILIENCE – Centre for Regional Resilience and Sustainability https://orcid.org/0000-0002-9865-4664
  • Teresa Costa Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS); RESILIENCE – Centre for Regional Resilience and Sustainability; CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation https://orcid.org/0000-0001-5252-121X
  • Margarida Cristina Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (IPL); Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) https://orcid.org/0009-0003-7612-1861
  • Ana Gláucia Roque Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) ; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)
  • Sandra Nunes Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS); RESILIENCE - Center for Regional Resilience and Sustainability ; NovaMath – Centre for Mathematics and Applications at FCT/UNL, Universidade Nova de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-0123-5771
  • Zélia Raposo Santos Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (IPL); LIACOM – Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média https://orcid.org/0000-0003-3858-311X

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis38635

Resumo

Este estudo explora as perceções de estudantes universitários, tanto residentes portugueses como estudantes internacionais a viver em Lisboa, relativamente às principais atrações da Área Metropolitana de Lisboa, em Portugal. Estes estudantes, ao residirem atualmente em Lisboa, representam também potenciais turistas futuros. Compreender as suas perspetivas sobre as atrações de Lisboa visa fornecer contributos que possam orientar estratégias de destinos noutras regiões. Recorrendo a uma abordagem de métodos mistos, a investigação analisa as características específicas que atraem estes estudantes para Lisboa, cidade reconhecida pelo seu rico património cultural e ambiente vibrante. Os dados foram recolhidos junto de estudantes de duas instituições de ensino superior, através de questionários interativos com conteúdos multimédia sobre a área. O estudo destaca que os marcos culturais e históricos, as condições climáticas favoráveis e o compromisso com a sustentabilidade ecológica são elementos-chave que contribuem para a atratividade. Os resultados demonstram que estas características não só atraem potenciais turistas futuros, como também permitem aos destinos potenciar os seus atributos únicos para aumentar a atratividade e enfrentar os desafios da sustentabilidade. Esta análise aprofunda a compreensão das perceções dos turistas e das qualidades dos destinos, oferecendo contributos relevantes para iniciativas de gestão e marketing de destinos orientadas para práticas de turismo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Filipe Segurado Severino, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation; RESILIENCE – Centre for Regional Resilience and Sustainability

Filipe Segurado Severino holds a PhD in Tourism, having completed his thesis in the field of events. He is a Post-Doctoral Scientific Research Fellow and a Professor in the Tourism field. He is also a scientific researcher of tourism, events, hospitality, leisure, event tourism, event management, tourist entertainment, contents tourism and Japanese popular culture.

Teresa Costa, Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS); RESILIENCE – Centre for Regional Resilience and Sustainability; CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation

Teresa Costa holds a PhD in Management and developed her Post PhD at the USP. She is a coordinator professor at IPS. She is a researcher at CiTUR, an invited professor at several international universities where she collaborates in several masters and doctoral programs Her research has been published in several international journals.

Margarida Cristina, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (IPL); Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)

Master degree fellow at Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) – Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal. Bachelor in Marketing and completing the Master in Marketing Management at Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal. Member of the SHIFT Project research.

Ana Gláucia Roque, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) ; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)

Master degree fellow at Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal. Bachelor in Tourism Marketing and completing the Master in Tourism: Strategic Events Management at Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Lisboa, Portugal.

Sandra Nunes, Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS); RESILIENCE - Center for Regional Resilience and Sustainability ; NovaMath – Centre for Mathematics and Applications at FCT/UNL, Universidade Nova de Lisboa

Coordinator Professor at Higher School of Business Sciences, Polytechnic Institute of Setubal (ESCE/IPS). PhD in Mathematics, with a Specialization in Statistics. President of the ESCE/IPS Technical and Scientific Council. researcher at NovaMath, Nova University Lisbon research center.

Zélia Raposo Santos, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (IPL); LIACOM – Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média

Zélia Raposo Santos, PhD in Information Management, is an Adjunct Professor at ESCS-IPL, and an Invited Associate Professor at Nova IMS. Specialising in market research, social media marketing, and consumer behaviour. With numerous articles published and active participation in research projects, she also serves as a reviewer for scientific journals.

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Severino, F. S., Costa, T., Cristina, M., Roque, A. G., Nunes, S., & Santos, Z. R. (2025). Gestão da imagem de destino:: a perceção e os fatores de atração da Área Metropolitana de Lisboa entre estudantes universitários. Finisterra, 60(129), e38635. https://doi.org/10.18055/Finis38635

Edição

Secção

Artigos