Gestão da imagem de destino:
a perceção e os fatores de atração da Área Metropolitana de Lisboa entre estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis38635Resumo
Este estudo explora as perceções de estudantes universitários, tanto residentes portugueses como estudantes internacionais a viver em Lisboa, relativamente às principais atrações da Área Metropolitana de Lisboa, em Portugal. Estes estudantes, ao residirem atualmente em Lisboa, representam também potenciais turistas futuros. Compreender as suas perspetivas sobre as atrações de Lisboa visa fornecer contributos que possam orientar estratégias de destinos noutras regiões. Recorrendo a uma abordagem de métodos mistos, a investigação analisa as características específicas que atraem estes estudantes para Lisboa, cidade reconhecida pelo seu rico património cultural e ambiente vibrante. Os dados foram recolhidos junto de estudantes de duas instituições de ensino superior, através de questionários interativos com conteúdos multimédia sobre a área. O estudo destaca que os marcos culturais e históricos, as condições climáticas favoráveis e o compromisso com a sustentabilidade ecológica são elementos-chave que contribuem para a atratividade. Os resultados demonstram que estas características não só atraem potenciais turistas futuros, como também permitem aos destinos potenciar os seus atributos únicos para aumentar a atratividade e enfrentar os desafios da sustentabilidade. Esta análise aprofunda a compreensão das perceções dos turistas e das qualidades dos destinos, oferecendo contributos relevantes para iniciativas de gestão e marketing de destinos orientadas para práticas de turismo sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
