Contributos das intervenções no espaço público para a integração socioespacial:
O caso dos bairros de habitação social na Área Metropolitana de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis39974Resumo
O espaço público é frequentemente apontado como relevante para a promoção da integração socioespacial. Este estudo visa refletir sobre os contributos do espaço público para a integração socioespacial, tendo por referência as intervenções de qualificação do espaço público implementadas entre 1998 e 2023 na Área Metropolitana de Lisboa. Após fundamentação e apresentação dos conceitos teóricos centrais, a investigação é desenvolvida em duas etapas analíticas: 1) com base em análise documental, apresenta-se a abordagem das valências de integração socioespacial nas estratégias de promoção e financiamento das intervenções no espaço público; 2) através de análises espaciais, explora-se a coincidência geográfica das intervenções de qualificação do espaço público com os territórios mais vulneráveis da área metropolitana, sinalizados mediante dois critérios: índice definido para esse efeito e distribuição espacial dos bairros de habitação social. Mesmo tendo presente a persistência das desigualdades socioespaciais, os resultados obtidos revelam a defesa dos princípios de integração socioespacial nos programas de políticas urbanas e uma significativa cobertura dos territórios mais vulneráveis por intervenções de qualificação do espaço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
