Formação 2018 | Metodologias de Investigação em Geografia

O CEG-IGOT, em colaboração com a revista Finisterra, promoveram o Workshop Metodologias de Investigação em Geografia. 

O Workshop destinou-se a jovens investigadores/as que procuram desenvolver diferentes abordagens aos métodos e desenho da investigação em ciências sociais, em particular, em geografia humana.

​As metodologias abordadas combinaram técnicas quantitativas e qualitativas em investigação avançada, e ofereceram orientações para que se possam desenhar pesquisas adequadas a projetos de investigação que procuram associar-se às novas tecnologias de informação e comunicação. Estas novas áreas da exploração geográfica levantam, naturalmente, desafios à interpretação e estão ainda pouco formalizadas.

O workshop teve como oradores principais Margot Mecca e Eduard Sala Barceló.

Margot Mecca apresentou a sessão “Investigando o ócio noturno adolescente em Barcelona”, abordando alguns métodos qualitativos, métodos visuais online (web-doc, klynt), cartografia crítica e mapas mentais.

(Fotogaleria)

Eduard Sala Barceló, com a apresentação “Crise da Habitação e Redes de Entreajuda. Os casos de Barcelona e Lisboa”, deu o mote para a análise de técnicas de investigação etnográfica de observação participante, uso do Systematic Quantitative Literature Review e Egonet (redes de apoio pessoais).

(Fotogaleria)