A emergência de microcervejarias diante da oligopolização do setor cervejeiro (Brasil e Espanha)
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis10404Keywords:
Oligopólio cervejeiro, microcervejarias, diversificação da produção, Brasil, EspanhaAbstract
A saturação do mercado de cervejas tradicionais nos países desenvolvidos a partir da década de 1970 trouxe novos elementos para a análise do setor. As grandes empresas passaram a estender seus mercados para países onde o consumo tornava‑se crescente, assim como aumentaram os investimentos na diversificação da produção. No Brasil e Espanha, as empresas multinacionais chegaram nos anos 90 e os esforços para produzir novas cervejas concretizaram‑se nos anos 2000, a partir da iniciativa de produtores caseiros e da criação de microcervejarias. Entretanto, a produção de cervejas especiais de alto valor agregado, também passou a ser estratégia das grandes empresas como forma de diversificação de seu portfólio de produtos. É importante mencionar que Brasil e Espanha apresentam formações sócio‑espaciais distintas, e que, portanto, não é fácil realizar um estudo comparativo. Este estudo visa, sobretudo, demonstrar que a concentração de capital e a formação de economias de oligopólio são processos intrínsecos ao modo de produção capitalista e se difundem em qualquer sistema onde este predomine, do mesmo modo, que se intensificam os processos de criação de microcervejarias e de diversificação da produção.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Authors are responsible for the opinions expressed in the texts submitted to Finisterra.
-
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
-
Authors must commit to complying with the “Guidelines for article submission”, on the RCAAP platform.
-
Whenever a text may require amendments based on suggestions made by the Scientific Reviewers and/or the Executive Committee, authors must agree to accept these suggestions and implement the requested changes. If authors disagree with any of the amendments suggested, they will need to provide justifications for each individual case.
-
Reproduction of materials liable to copyright laws has been granted permission in advance.
-
Texts are original, unpublished and have not been submitted to other journals.
License URL CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (BY-NC-ND)