A maritimização e a sua pegada territorial: uma trajetória sociotécnica.

O caso da Baía de Pasaia (País Basco, Espanha)

Autores

  • Enrique Rafael De Rosa Giolito Universidad Nacional de Educación a Distancia https://orcid.org/0000-0002-9433-1542
  • Eric Foulquier Centre National de la Recherche Scientifique (UMR LETG- Brest)
  • Iwan Le Berre Centre National de la Recherche Scientifique (UMR LETG- Brest)
  • Laurence David Centre National de la Recherche Scientifique (UMR LETG- Brest)

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis23746

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o processo de maritimização utilizando o conceito de trajetória sociotécnica da baía de Pasaia desde o séc. XVI, data a partir da qual existe cartografia disponível até ao presente, graças ao desenvolvimento dos sistemas de informação geográfica (SIG), que permitem identificar os lugares com precisão, por meio de mapas produzidos a partir de fontes históricas cartográficas e documentais. Neste exercício, propõe-se distinguir os eventos das rupturas para produzir uma síntese geo-histórica através da elaboração de mapas com o objetivo de estudar a pegada portuária de um território ao longo do tempo. A metodologia recorreu à observação, através de mapas antigos, das distintas etapas de mudança e mutação da relação cidade-porto e medição deste processo na sua dimensão espacial. Esta abordagem permite questionar o papel de um porto no processo de desenvolvimento territorial e, no final, questionar a legitimidade dos portos em declínio para continuar a exercer autoridade sobre o desenvolvimento territorial.

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Publicado

2021-09-08

Como Citar

De Rosa Giolito, E. R., Foulquier, E., Le Berre, I., & David, L. (2021). A maritimização e a sua pegada territorial: uma trajetória sociotécnica.: O caso da Baía de Pasaia (País Basco, Espanha). Finisterra, 56(117), 175–197. https://doi.org/10.18055/Finis23746

Edição

Secção

Artigos