PROPOSIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO:

UMA BUSCA DA GEOGRAFIA ESCOLAR, NO BRASIL

Autores

  • Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Roberto Célio Valadão Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lorena Rocca Departamento de Ciências Históricas, Geográficas e Antropológicas,Universidade de Pádua

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis32582

Resumo

O termo “raciocínio geográfico”, no Brasil, ganhou amplitude e centralidade no debate do ensino de Geografia após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017. Este termo, desde então, tem sido utilizado frequentemente na proposição de currículos escolares em atendimento a essas novas diretrizes do currículo nacional brasileiro. Não obstante, a busca pelo encaminhamento por meio do qual se processa o raciocínio geográfico é anterior à BNCC, sendo pauta de discussões de pesquisadores brasileiros da educação há, pelo menos, duas décadas. Diante da relevância que o termo vem ganhando no ensino no Brasil, este artigo está pautado nas seguintes questões: Há, no campo da didática da Geografia, propostas epistemicamente robustas que indicam como desenvolver o raciocínio geográfico em sala de aula? E, no caso da sua existência, em quais dimensões estas propostas contribuiriam para o desenvolvimento da Geografia Escolar, sobretudo em atendimento às mudanças curriculares em curso no Brasil? Na busca por responder a estes questionamentos foi efetivado levantamento bibliográfico que identificou três propostas de raciocínio geográfico construídas a partir de pesquisas sistemáticas conduzidas pelos seus autores: uma proposta belga e duas brasileiras. A análise destas propostas é apresentada e problematizada neste artigo, de modo a favorecer a compreensão cognitiva inerente à ação de raciocinar geograficamente. Esta ação revela-se uma estratégia didática pautada num ensino de Geografia comprometido com a cientificidade, notadamente ao se fundamentar no emprego de uma rede conceitual epistemicamente chancelada pela ciência geográfica, na busca por responder a uma pergunta geográfica inerente a uma dada situação, também, geográfica.

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Biografias Autor

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.  Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua, Itália, e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.   

Roberto Célio Valadão, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Lorena Rocca, Departamento de Ciências Históricas, Geográficas e Antropológicas,Universidade de Pádua

Professora Dra. do Departamento de Formação e Aprendizagem, Escola Universitária Profissionalizante da Suíça Italiana (SUPSI), Locarno, Suíça e Professora Dra. do Departamento de Ciências Históricas, Geográficas e Antropológicas, Universidade de Pádua (UNIPD), Pádua, Itália.

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Leite Alvarenga Botelho, L. A., Valadão, R. C., & Rocca, L. (2024). PROPOSIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: : UMA BUSCA DA GEOGRAFIA ESCOLAR, NO BRASIL. Finisterra, 59(125), 73–87. https://doi.org/10.18055/Finis32582

Edição

Secção

Artigos