Estatuto Editorial

ESTATUTO EDITORIAL DA FINISTERRA

Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia é uma edição do Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Embora comprometida com a promoção e o desenvolvimento do conhecimento geográfico sobre o espaço lusófono e em língua portuguesa, a Finisterra é uma revista internacional, orientada para os debates atuais e o estado da arte nas ciências relacionadas com o território. Publica textos originais e inovadores dedicados à Geografia Física e Geografia Humana, Estudos da Paisagem, Riscos e Mudanças Ambientais, Estudos Urbanos e Regionais, Desenvolvimento, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Modelação Espacial e Ciências da Informação Geográfica. Entre os formatos de artigos que publica, privilegia os artigos de investigação, artigos de revisão, recensões e comentários de autor.

A Finisterra promove o multilinguismo.

Aceita manuscritos em Português, assim como em Inglês, Espanhol e Francês. Todos os manuscritos, independentemente da língua original, terão de providenciar versões em português e inglês do título, resumo, palavras-chave, e dos títulos de figuras e quadros. 

A revista edita números regulares e números temáticos. A edição dos números temáticos é confiada a investigadores/as credenciados/as das respetivas áreas de especialidade (orientações para revisores/as), mediante proposta aprovada pela Direção e Comissão de Editores/as Executivos/as da Finisterra. Números regulares e números temáticos são sujeitos a processos de avaliação e revisão dos artigos semelhantes, baseado em arbitragem científica em regime double-blinded (duplo anonimato), com os mesmo padrões de exigência.

O processo de revisão dos artigos processa-se da seguinte forma:

  1. Os textos são submetidos pelos/as autores/as na plataforma da revista alojada no RCAAP.
  2. O comprovativo de receção é enviado aos/às autores/as;
  3. O Diretor e a Diretora-Adjunta, ou um membro da Comissão de Editores/as Executivos/as por eles designado, ou em conjunto, e a equipa de Apoio Editorial, fazem uma triagem para verificar se os manuscritos:
  4. a) se enquadram no âmbito da Finisterra e possuem a pertinência e qualidade para prosseguirem para avaliação. Se não cumprirem estas condições, serão recusados (desk reject); sendo a decisão favorável, são remetidos a dois/duas revisores/as científicos/as. A revisão é double-blinded(duplo anonimato): nem o/a revisor/a tem conhecimento dos/as autores/as, nem estes/as dos/as revisores/as científicos/as;
  5. b) cumprem os requisitos formais.  Caso não os cumpram são devolvidos para modificação;
  6. No caso de os manuscritos passarem o escrutínio descrito em 3a), os/as revisores/as têm 5 dias úteis para aceitarem ou recusarem a revisão;
  7. Se aceitarem fazer a revisão comprometem-se a concluí-la no prazo de um mês, preenchendo a respetiva Ficha de Avaliação na plataforma da revista alojada no RCAAP.

A aceitação dos manuscritos para publicação regula-se por critérios de pertinência, interesse, adequação ao âmbito da revista, qualidade científica e no respeito pela pluralidade de perspetivas. A Finisterra assume-se como independente de qualquer poder político, ideológico ou económico, e orienta-se por critérios de rigor, isenção e inclusão.

Empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação, os órgãos editoriais da Finisterra inspiram o seu Código de Ética nas orientações estabelecidas pelo Commitee on Publication Ethics (COPE, Comité de Ética em Publicações, versão de março, 2011). Nesse código definem-se as responsabilidades de todas as partes envolvidas no ato de publicação da Finisterra. 

A Revista Finisterra utiliza o sistema PKP Preservation Network (https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/) para a preservação digital dos conteúdos.

A Finisterra é disponibilizada em acesso aberto através da plataforma RCAAP, em https://revistas.rcaap.pt/finisterra. Disponibiliza as Normas para apresentação e publicação de artigos e uma lista anual dos/as revisores/as que colaboram na arbitragem científica dos manuscritos.

A Finisterra está registada no Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Os órgãos editoriais da Finisterra comprometem-se a cumprir a Lei da Imprensa e a orientar-se pelo cumprimento dos princípios deontológicos e da ética que regem a investigação científica, assim como o respeito pela boa-fé dos/as leitores/as.

 

Política de Acesso Aberto

A Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia está registada no Directory of Open Access Journals (DOAJ). A revista oferece acesso aberto imediato e gratuito dos artigos aos leitores através da plataforma RCAAP, em https://revistas.rcaap.pt/finisterra. Os trabalhos são publicados sob a Licença Internacional Creative Commons CC-BY.

Não são cobrados custos de publicação aos autores (revista livre de article publishing charge).