Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade.

Autores

  • Orlando Figueiredo Escola Secundária de Peniche

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.312

Palavras-chave:

Educação em ciência, Ecologia, Sustentabilidade, Budismo, Teoria de Gaia.

Resumo

O diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2006-07-05

Como Citar

Figueiredo, O. (2006). Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade. Revista Interacções, 2(3). https://doi.org/10.25755/int.312

Edição

Secção

Número 3 - Interacções entre a ciência, a sociedade, a cultura e o ambiente.