Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade.
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.312Palavras-chave:
Educação em ciência, Ecologia, Sustentabilidade, Budismo, Teoria de Gaia.Resumo
O diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade.Downloads
Publicado
2006-07-05
Como Citar
Figueiredo, O. (2006). Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade. Revista Interacções, 2(3). https://doi.org/10.25755/int.312
Edição
Secção
Número 3 - Interacções entre a ciência, a sociedade, a cultura e o ambiente.
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