A qualidade do serviço educacional como preditora da percepção da satisfação académica em estudantes de uma universidade equatoriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0227.40352

Palavras-chave:

análise de componentes principais; satisfação educacional; parâmetros de qualidade do serviço

Resumo

Introdução: A qualidade do serviço educacional tem como objetivo satisfazer os interesses e expectativas dos estudantes.

Objetivo: Avaliou a qualidade do serviço educacional como preditora da percepção da satisfação académica em estudantes de uma universidade equatoriana, utilizando o instrumento SERVQUALing.

Métodos: Foi empregue um desenho de pesquisa não experimental e transversal. Uma pesquisa foi aplicada a 205 estudantes matriculados nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Realizou-se uma Análise de Componentes Principais (ACP) para identificar as dimensões da satisfação acadêmica que melhor explicam a qualidade educacional.

Resultados: A Análise de Componentes Principais mostrou que as variáveis que explicam a qualidade foram: o tempo dedicado pelos professores para responder perguntas e oferecer soluções rápidas e satisfatórias dentro da dimensão de Capacidade de Resposta, e as variáveis sobre satisfação no desenvolvimento das aulas e tempo de realização das atividades dentro da dimensão de Confiabilidade.

Conclusão: A perceção dos estudantes destaca a capacidade de resposta, confiabilidade, empatia e elementos tangíveis como aspectos-chave da qualidade educacional. Melhorar a disponibilidade dos professores, a gestão do tempo, o desenvolvimento das aulas e a empatia, ao mesmo tempo em que se abordam os baixos níveis de satisfação no atendimento ao estudante e na organização dos horários, pode fortalecer a qualidade educacional como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aboubakr, R. M., & Bayoumy, H. M. M. (2022). Evaluating educational service quality among dentistry and nursing students with the SERVQUAL model: A cross-sectional study. Journal of Taibah University Medical Sciences, 17(4), 648–657. https://doi.org/10.1016/j.jtumed.2022.01.009

Amirrudin, M., Nasution, K., & Supahar, S. (2020). Effect of variability on Cronbach alpha reliability in research practice. Jurnal Matematika, Statistika Dan Komputasi, 17(2), 223–230. https://doi.org/10.20956/jmsk.v17i2.11655

Amoako, G. K., Ampong, G. O., Gabrah, A. Y. B., de Heer, F., & Antwi-Adjei, A. (2023). Service quality affecting studentsatisfaction in higher education institutions in Ghana. Cogent Education, 10(2), 1–18. https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2238468

Andrey Bernate, J., Guataquira Romero, A., Romero Melo, E., & Reyes Escobar, P. (2020). Satisfacción de la calidad educativa en educación superior. Podium, 38, 37–50. https://doi.org/10.31095/podium.2020.38.3

Arias, F. G. (2012). El proyecto de Investigación: introducción a la metodología científica (Sexta edic). Editorial Episteme. https://abacoenred.org/wp-content/uploads/2019/02/El-proyecto-de-investigaci%C3%B3n-F.G.-Arias-2012-pdf-1.pdf

Armas Benavides, V., & Pérez Cárdenas, E. (2017). Niveles de satisfacción académica en estudiantes de la Facultad de Ciencias Psicológicas en relación a la calidad de la educación. Universidad Central del Ecuador. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/13264

Bahadur, S., Kumar Gurung, S., Poudel, R. L., Singh Yadav, U., Bhattacharjee, A., & Dhungana, B. R. (2024). The effect of higher education service quality on satisfaction among business students in India and Nepal. Cogent Education, 11(1), 2393521. https://doi.org/10.1080/2331186X.2024.2393521

Bernal, J., Lauretti, P., & Agreda, M. (2017). Satisfacción académica en estudiantes de la Facultad de Ingeniería de la Universidad del Zulia. Multiciencias, 16(3), 301–306. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=90453464009

Bordero-Delgado, H. (2014). El impacto de la calidad educativa. Apuntes En Ciencias Sociales, 4(1), 112–117. http://dx.doi.org/10.18259/acs.2014011

Cisneros-Caicedo, A., Guevara-García, A., Urdánigo-Cedeño, J., & Gracés-Bravo, J. (2022). Técnicas e Instrumentos de Coleta de Dados que apoiam a Pesquisa Científica em tempos de Pandemia. Dominio de Las Ciencias, 8(1), 1165–1185. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8383508

Díaz-Camacho, R., Rivera-Muñoz, J., Encalada-Díaz, I., & Romani-Miranda, Ú. (2021). La satisfacción estudiantil en la educación virtual: una revisión sistemática. Chakiñan, Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 16, 177–193. https://orcid.org/0000-0002-8202-0691

Hernández-Sampieri, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill Interamericana Editores S.A. https://doi.org/10.22201/fesc.20072236e.2019.10.18.6

Lescano, N. D., Iv, H., Huam, M., Margot, D., Mu, A. V., & Chac, R. B. (2021). Nivel de satisfacción en la formación a nivel universitario. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios En Ciencias Sociales, 23(2), 247–266. https://www.redalyc.org/journal/993/99366775022/99366775022.pdf

López-Roldán, P., & Fachelli, S. (2015). Metodología de la investigación social cuantitativa (Primera ed). Universitat Autònoma de Barcelona. https://ddd.uab.cat/pub/caplli/2016/163564/metinvsoccua_a2016_cap1-2.pdf

Marcano, P., & Uribe, A. M. (2022). Satisfacción estudiantil como un indicador de la calidad educativa. Revista Ciencias Pedagógicas e Innovación, 10(1), 79–84. https://doi.org/10.26423/rcpi.v10i1.520

Mori, D., & Palomino, G. (2021). Análisis de la calidad de los servicios educativos en Latinoamérica. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(6), 12082–12097. https://doi.org/10.37811/rcm.v5i6.1217

Mwiya, B., Bwalya, J., Siachinji, B., Sikombe, S., Chanda, H., & Chawala, M. (2017). Higher Education Quality and Student Satisfaction Nexus: Evidence from Zambia. Creative Education, 8(7), 1044–1068. https://doi.org/10.4236/ce.2017.87076

Nguyen, H. V., Vu, T. D., Saleem, M., & Yaseen, A. (2024). The influence of service quality on student satisfaction andstudent loyalty in Vietnam: The moderating role of the university image. Journal of Trade Science, 12(1), 37–59. https://doi.org/10.1108/JTS-12-2023-0032

Noben, I., Folkert Deinum, J., & Adriaan Hofman, W. H. (2020). Quality of teaching in higher education: reviewing teaching behaviour through classroom observations. International Journal for Academic Development, 1–16. https://doi.org/10.1080/1360144X.2020.1830776

Olmos-Gómez, M. D. C., Luque-Suárez, M., Ferrara, C., & Cuevas-Rincón, J. M. (2021). Quality in higher education and satisfaction among professors and students. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 11(1), 219–229. https://doi.org/10.3390/ejihpe11010017

Reales Chacón, L., Robalino Morales, G., Peñafiel Luna, A., Cárdenas Medina, J., & Cantuña-Vallejo, P. (2022). El muestreo intencional no probabilístico: herramienta de investigación científica en carreras de la salud. Revista Universidad y Sociedad, 14(S5), 681–691.

Rojas-Crotte, I. (2011). Elementos para el diseño de técnicas de investigación: Una propuesta de definiciones y procedimientos de la investigación científica. Tiempo de Educar, 12(24), 277–297. https://pt.scribd.com/document/650367741/3338-Texto-del-articulo-6552-2-10-20221118

Shahroudi, S., Arbabisarjou, A., & Rahdar, O.-B. (2019). The perceptions of students towards the Quality of Educational Services at Zahedan University of Medical Sciences, based on the SERVQUAL model during the academic year 2017-2018. Journal of Medical Education Development Open, 12(33), 65–72. http://dx.doi.org/10.29252/edcj.12.33.103

United Nations Educational Organization (2014). Documento de posición sobre la educación después de 2015. Unesco. http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002273/227336s.pdf

Uquillas-Granizo, G., Basantes-Ávalos, R., Vinueza-Jara, A., & Basantes-Silva, S. (2022). Evaluación de la calidad de los servicios educativos mediante el modelo SERVQUAL. FIPCAEC, 7(1), 1–13. https://www.fipcaec.com/index.php/fipcaec/article/view/504

Ventura-León, J., Caycho-Rodríguez, T., & Talledo-Sánchez, K. (2021). Satisfacción Académica en estudiantes de Ciencias de la Salud antes y durante la pandemia COVID-19. Revista Habanera de Ciencias Humanas, 20(6), 1–8. https://www.redalyc.org/journal/1804/180473611014/html/

Zapatier-Castro, S., & D’Armas-Regnault, M. (2019). Percepción de los estudiantes sobre la calidad del proceso de enseñanza en la Universidad Estatal de Milagro. Revista de Ingeniería Indstrial: Actualidad y Nuevas Tendencias, 6(22), 75–96. https://sga.unemi.edu.ec/media/evidenciasiv/2020/12/16/articulo_202012160021.pdf

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Almeida, R., Requena, G., & Núñez , P. (2025). A qualidade do serviço educacional como preditora da percepção da satisfação académica em estudantes de uma universidade equatoriana . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(27), e40352. https://doi.org/10.29352/mill0227.40352

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social