O papel transformador da educação para o turismo sustentável: o Programa Eco-Escolas
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0219e.41113Palavras-chave:
Programa Eco-Escolas; ensino superior; turismo sustentável; objetivos de desenvolvimento sustentável; Agenda 2030Resumo
Introdução: A alimentação sustentável é um eixo central da educação ambiental no ensino superior. O Programa Eco-Escolas, ao abordar temas como alimentação e agricultura biológica, contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo atitudes conscientes.
Objetivo: Analisar o contributo do Programa Eco-Escolas para a transformação dos hábitos alimentares no ensino superior, com base no diagnóstico ambiental da ESTGL-IPV e na elaboração de um plano de ação focado na alimentação sustentável.
Métodos: Foi seguida uma abordagem qualitativa, com base num estudo de caso e investigação-ação. Os dados foram recolhidos no 1.º semestre de 2023/2024, através dos questionários da Auditoria Ambiental, aplicados à instituição e a 175 participantes. A análise foi feita com estatística descritiva.
Resultados: A média de 11,26 pontos em 18 revela práticas alimentares moderadamente sustentáveis, com destaque para o consumo de fruta e legumes. Contudo, observou-se consumo elevado de doces, fraca adoção de produtos biológicos e lacunas no conhecimento da dieta mediterrânica.
Conclusão: O Programa Eco-Escolas mostrou ser eficaz na promoção de práticas alimentares sustentáveis. O plano de ação proposto, centrado na compostagem, valorização de produtos biológicos e redução do desperdício, reforça o papel da educação ambiental no turismo responsável.
Downloads
Referências
Acosta Castellanos, P. M., Queiruga-Dios, A., Hernández Encinas, A., & Acosta, L. C. (2020). Environmental education in environmental engineering: Analysis of the situation in Colombia and Latin America. Sustainability, 12(18), 7239. https://doi.org/10.3390/su12187239
Andreou, N. (2020). Towards a generation of sustainability leaders: Eco-schools as a global green schools movement for transformative education. In A. Gough, J. C. K. Lee, & E. P. K. Tsang (Eds.), Green schools globally: International explorations in outdoor and environmental education. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-46820-0_3
Begum, A., Jingwei, L., Haider, M., Ajmal, M. M., Khan, S., & Han, H. (2021). Impact of environmental moral education on pro-environmental behaviour: Do psychological empowerment and Islamic religiosity matter? International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(4), 1604. https://doi.org/10.3390/ijerph18041604
Boca, G. D., & Saraçlı, S. (2019). Environmental education and student’s perception for sustainability. Sustainability, 11(6), 1553. https://doi.org/10.3390/su11061553
Centobelli, P., Cerchione, R., Chiaroni, D., Del Vecchio, P., & Urbinati, A. (2020). Designing business models in circular economy: A systematic literature review and research agenda. Business Strategy and the Environment, 29(4), 1734–1749. https://doi.org/10.1002/bse.2466
Chen, C., Weyland, S., Fritsch, J., Woll, A., Niessner, C., Burchartz, A., Schmidt, S. C. E., & Jekauc, D. (2021). A short version of the physical activity enjoyment scale: Development and psychometric properties. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(21), 11035. https://doi.org/10.3390/ijerph182111035
Činčera, J., Johnson, B., Kroufek, R., & Šimonová, P. (2020). Values education in outdoor environmental education programs from the perspective of practitioners. Sustainability, 12(11), 4700. https://doi.org/10.3390/su12114700
Demirović Bajrami, D., Radosavac, A., Cimbaljević, M., Tretiakova, T. N., & Syromiatnikova, Y. A. (2020). Determinants of residents’ support for sustainable tourism development: Implications for rural communities. Sustainability, 12(22), 9438. https://doi.org/10.3390/su12229438
Dolenc Orbanić, N., & Kovač, N. (2021). Environmental awareness, attitudes, and behaviour of preservice preschool and primary school teachers. Journal of Baltic Science Education, 20(3), 373–388. https://doi.org/10.33225/jbse/21.20.373
Doz, E., Cuder, A., Caputi, M., Pellizzoni, S., & Passolunghi, M. C. (2023). Distance learning environment: Perspective of Italian primary and secondary teachers during COVID-19 pandemic. Learning Environments Research, 26, 555–571. https://doi.org/10.1007/s10984-022-09451-9
Duong, K. D., & Ngo, T. Q. (2024). Do ecotourism, green construction, environmental education, and sustainable behaviour lead to sustainable development? A mediation–moderation approach. Environment, Development and Sustainability. https://doi.org/10.1007/s10668-024-04568-8
Fuertes-Camacho, M. T., Graell-Martín, M., Fuentes-Loss, M., & Balaguer-Fàbregas, M. C. (2019). Integrating sustainability into higher education curricula through the project method, a global learning strategy. Sustainability, 11(3), 767. https://doi.org/10.3390/su11030767
Gaillard, H. (2022). Managing religion at work: A necessary distinction between words and deeds. A multiple case study of the postures facing religious expression in French organizations. Employee Relations: The International Journal, 44(4), 744–763. https://doi.org/10.1108/ER-02-2021-0053
Herranen, J., Yavuzkaya, M., & Sjöström, J. (2021). Embedding chemistry education into environmental and sustainability education: Development of a didaktik model based on an eco-reflexive approach. Sustainability, 13(4), 1746. https://doi.org/10.3390/su13041746
Jesic, J., Okanovic, A., & Panic, A. A. (2021). Net Zero 2050 as an EU priority: Modeling a system for efficient investments in eco innovation for climate change mitigation. Energy, Sustainability and Society, 11, 50. https://doi.org/10.1186/s13705-021-00326-0
Kartimi, K., Gloria, R. Y., & Anugrah, I. R. (2021). Chemistry online distance learning during the COVID-19 outbreak: Do TPACK and teachers’ attitude matter? Jurnal Pendidikan IPA Indonesia, 10(2), 228–240. https://doi.org/10.15294/jpii.v10i2.28468
Marcinkowski, T., & Reid, A. (2019). Reviews of research on the attitude–behavior relationship and their implications for future environmental education research. Environmental Education Research, 25(4), 459–471. https://doi.org/10.1080/13504622.2019.1634237
Molenaar, L., Hierink, F., Brun, M., Monet, J.-P., & Ray, N. (2023). Travel scenario workshops for geographical accessibility modeling of health services: A transdisciplinary evaluation study. Frontiers in Public Health, 10, 1051522. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.1051522
Omodan, B. I., & Dastile, N. P. (2023). Analysis of participatory action research as a decolonial research methodology. Social Sciences, 12(9), 507. https://doi.org/10.3390/socsci12090507
Pawu, J., & Petegem, P. (2011). The effect of Flemish eco‐schools on student environmental knowledge, attitudes, and affect. International Journal of Science Education, 33(11), 1513–1538. https://doi.org/10.1080/09500693.2010.540725
Rasool, S. F., Wang, M., Zhang, Y., & Samma, M. (2020). Sustainable work performance: The roles of workplace violence and occupational stress. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(3), 912. https://doi.org/10.3390/ijerph17030912
Reid, A. (2019). Climate change education and research: Possibilities and potentials versus problems and perils? Environmental Education Research, 25(5), 767–790. https://doi.org/10.1080/13504622.2019.1664075
Schröder, L.-M. U., Wals, A. E. J., & Van Koppen, C. S. A. (2020). Analysing the state of student participation in two eco-schools using Engeström’s second generation activity systems model. Environmental Education Research, 26(7), 1088–1111. https://doi.org/10.1080/13504622.2020.1779186
Sousa, S. (2022). Some reflections on the role of the eco-schools program in the promotion of sustainable HEIs: A case study in Portugal. Administrative Sciences, 12(4), 149. https://doi.org/10.3390/admsci12040149
Van Gend, T., & Zuiderwijk, A. (2023). Open research data: A case study into institutional and infrastructural arrangements to stimulate open research data sharing and reuse. Journal of Librarianship and Information Science, 55(3), 782–797. https://doi.org/10.1177/09610006221101200
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)

