Capacitação dos pais para a promoção da higiene do sono na criança em idade pré-escolar: scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0227.41714

Palavras-chave:

sono; pré-escolar; pais; capacitação; higiene de sono

Resumo

Introdução: O sono é uma necessidade humana básica com impacto no crescimento, desenvolvimento e qualidade de vida da criança. A interação dos pais na hora de dormir influencia a qualidade do sono das crianças, tornando-se imprescindível capacitá-los para adotarem estratégias que promovam hábitos de sono saudáveis.

Objetivo: Mapear a evidência científica disponível sobre as estratégias promotoras para a capacitação dos pais nos hábitos de higiene do sono da criança em idade pré-escolar.

Métodos: Realizou-se uma Scoping Review, segundo a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa realizou-se nas bases de dados CINHAL, MEDLINE e COCHRANE através da EBSCO, no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e na Biblioteca Virtual da Saúde. Critérios de elegibilidade: estudos que abordem estratégias promotoras para a capacitação dos pais nos hábitos de higiene do sono da criança em idade pré-escolar, sem a presença de patologia que influencie o sono e em qualquer contexto.

Resultados: A amostra final integrou cinco artigos. Os resultados foram agrupados em quatro categorias conceptuais: programas de educação escolar sobre a saúde do sono, programas de orientação antecipatória, programas de educação para alterações do sono e programas de educação parental baseados na teoria da autoeficácia

Conclusão: Quanto maior a literacia dos pais, mais capacitados estes se sentirão para gerir as rotinas de sono dos filhos, sendo assim importante desenvolverem-se intervenções com o objetivo de promover um sono saudável.

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Publicado

2025-07-21

Como Citar

Encarnação, R., Marques, G., & Silva, S. (2025). Capacitação dos pais para a promoção da higiene do sono na criança em idade pré-escolar: scoping review. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(27), e41714. https://doi.org/10.29352/mill0227.41714

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde