A Modelagem Matemática Aplicada às Questões Ambientais: Uma abordagem didática no estudo da precipitação pluviométrica e da vazão de rios
Keywords:
educação ambiental, modelos matemáticos e estatísticos, precipitação pluviométrica, vazões de riosAbstract
A presente pesquisa tem como meta usar a
modelagem matemática como uma estratégia para abordagem
de problemas do meio ambiente, empregando conteúdos
matemáticos e estatísticos, além dos recursos da informática,
para identificar possíveis tendências nos índices de
precipitações pluviométricas e de vazões em alguns rios
distribuídos pelo Estado de São Paulo, Brasil. Para tanto,
emprega-se a estatística paramétrica com aplicação da análise
de regressão, além da estatística não paramétrica por meio dos
testes de Mann-Kendall e de Pettitt. Todas as atividades foram
desenvolvidas em um ambiente extra-classe com a
participação de um grupo de estudantes universitários. Ao
longo do desenvolvimento da pesquisa surgiram várias
questões, gerando discussões e reflexões a respeito dos
conteúdos utilizados, implicando em interpretações
relacionadas aos problemas ambientais.
Downloads
References
Barbosa, J. (2006). Mathematical modelling in classroom: a critical and discursive perspective. Zentralblatt
für didaktik der Mathematik, v. 38, n. 3, pp. 293-301.
Borba, M. C. & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-Media and Reorganization of Mathematical
Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation.
New York: Springer Science+Business Media, Inc.
Bassanezi, R.C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São
Paulo, SP: Editora Contexto.
Carvalho, D. L. (2009). Trabalho com projetos no ensino e aprendizagem de Estatística: benefícios,
problemas, limitações. Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 10, pp. 83-93.
Goossens, C. & Berger, (1986). A. Annual and seasonal climatic variations over the northem hemisphere
and Europe during the last century. Annales Geophysicae, v. 4, n. B4, Berlin.
Groppo, J. D.; Moraes, J. M.; Beduschi, C. E.; Martinelli, L. A. (2005). Análise de séries temporais de vazão
e precipitação em algumas bacias do Estado de São Paulo com diferentes graus de intervenções antrópicas.
Geociências, v. 24, n. 2, São Paulo, pp. 181-193.
Moraes, J. M.; Pellegrino, G.; Ballester, M. V.; Martinelli, L. A.; Victoria, R. L. (1995). Estudo preliminar
da evolução temporal dos componentes do ciclo hidrológico da bacia do Rio Piracicaba. In: XI Simpósio
Brasileiro de Recursos Hídricos e II Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua
OficiaL Portuguesa. Anais... Recife: Associação Brasileira de recursos Hídricos, pp. 27-32.
Olivo, E. & Batanero, C. (2007). Un estudio exploratorio de dificultades de comprensión del intervalo de
confianza. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 12, pp. 37-51.
Paciornik, N. (2003). Mudança global do clima: repercussões globais, regionais e locais. Terra Livre.
Ano 19, v. 1, n. 20. São Paulo, pp. 127-135.
Penereiro, J. C. & Ferreira, D. H. L. (2011). Estatística apoiada pela Tecnologia: uma proposta para
identificar tendências climáticas. Acta Scientiae, v. 13, n. 1, pp. 87-105.
Pettitt, A.N. (1979). A non-parametric approach to the change-point problem. Applied Statistics, v. 28,
n. 2, pp. 126-135.
Richit, A. & Maltempi, M. V. (2010). Desafios e Possibilidades do Trabalho com Projetos e com
Tecnologias na Licenciatura em Matemática, Zetetiké, v. 18, n. 33, pp. 15-41.
Sello, S. (1999). Time series forecasting: a nonlinear dynamics approach. Disponível em:
<http://arxiv.org/abs/physics/9906035>. Acesso em: 21 jun. 2010.
Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus Editora.
Sneyers, R. (1975). Sur l´analyse statistique des séries d´observations. Genève: Organisation
Meteorologique Mondial, 192 p. (OMM Note Technique, 143).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)