A Modelagem Matemática Aplicada às Questões Ambientais: Uma abordagem didática no estudo da precipitação pluviométrica e da vazão de rios

Authors

  • Júlio César Peneireiro
  • Denise Helena Lombardo Ferreira

Keywords:

educação ambiental, modelos matemáticos e estatísticos, precipitação pluviométrica, vazões de rios

Abstract

A presente pesquisa tem como meta usar a
modelagem matemática como uma estratégia para abordagem
de problemas do meio ambiente, empregando conteúdos
matemáticos e estatísticos, além dos recursos da informática,
para identificar possíveis tendências nos índices de
precipitações pluviométricas e de vazões em alguns rios
distribuídos pelo Estado de São Paulo, Brasil. Para tanto,
emprega-se a estatística paramétrica com aplicação da análise
de regressão, além da estatística não paramétrica por meio dos
testes de Mann-Kendall e de Pettitt. Todas as atividades foram
desenvolvidas em um ambiente extra-classe com a
participação de um grupo de estudantes universitários. Ao
longo do desenvolvimento da pesquisa surgiram várias
questões, gerando discussões e reflexões a respeito dos
conteúdos utilizados, implicando em interpretações
relacionadas aos problemas ambientais.

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Published

2016-02-03

How to Cite

Peneireiro, J. C., & Ferreira, D. H. L. (2016). A Modelagem Matemática Aplicada às Questões Ambientais: Uma abordagem didática no estudo da precipitação pluviométrica e da vazão de rios. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (42), 27–47. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8192

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Articles