A Modelagem Matemática Aplicada às Questões Ambientais: Uma abordagem didática no estudo da precipitação pluviométrica e da vazão de rios
Palabras clave:
educação ambiental, modelos matemáticos e estatísticos, precipitação pluviométrica, vazões de riosResumen
A presente pesquisa tem como meta usar a
modelagem matemática como uma estratégia para abordagem
de problemas do meio ambiente, empregando conteúdos
matemáticos e estatísticos, além dos recursos da informática,
para identificar possíveis tendências nos índices de
precipitações pluviométricas e de vazões em alguns rios
distribuídos pelo Estado de São Paulo, Brasil. Para tanto,
emprega-se a estatística paramétrica com aplicação da análise
de regressão, além da estatística não paramétrica por meio dos
testes de Mann-Kendall e de Pettitt. Todas as atividades foram
desenvolvidas em um ambiente extra-classe com a
participação de um grupo de estudantes universitários. Ao
longo do desenvolvimento da pesquisa surgiram várias
questões, gerando discussões e reflexões a respeito dos
conteúdos utilizados, implicando em interpretações
relacionadas aos problemas ambientais.
Descargas
Citas
Barbosa, J. (2006). Mathematical modelling in classroom: a critical and discursive perspective. Zentralblatt
für didaktik der Mathematik, v. 38, n. 3, pp. 293-301.
Borba, M. C. & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-Media and Reorganization of Mathematical
Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation.
New York: Springer Science+Business Media, Inc.
Bassanezi, R.C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São
Paulo, SP: Editora Contexto.
Carvalho, D. L. (2009). Trabalho com projetos no ensino e aprendizagem de Estatística: benefícios,
problemas, limitações. Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 10, pp. 83-93.
Goossens, C. & Berger, (1986). A. Annual and seasonal climatic variations over the northem hemisphere
and Europe during the last century. Annales Geophysicae, v. 4, n. B4, Berlin.
Groppo, J. D.; Moraes, J. M.; Beduschi, C. E.; Martinelli, L. A. (2005). Análise de séries temporais de vazão
e precipitação em algumas bacias do Estado de São Paulo com diferentes graus de intervenções antrópicas.
Geociências, v. 24, n. 2, São Paulo, pp. 181-193.
Moraes, J. M.; Pellegrino, G.; Ballester, M. V.; Martinelli, L. A.; Victoria, R. L. (1995). Estudo preliminar
da evolução temporal dos componentes do ciclo hidrológico da bacia do Rio Piracicaba. In: XI Simpósio
Brasileiro de Recursos Hídricos e II Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua
OficiaL Portuguesa. Anais... Recife: Associação Brasileira de recursos Hídricos, pp. 27-32.
Olivo, E. & Batanero, C. (2007). Un estudio exploratorio de dificultades de comprensión del intervalo de
confianza. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 12, pp. 37-51.
Paciornik, N. (2003). Mudança global do clima: repercussões globais, regionais e locais. Terra Livre.
Ano 19, v. 1, n. 20. São Paulo, pp. 127-135.
Penereiro, J. C. & Ferreira, D. H. L. (2011). Estatística apoiada pela Tecnologia: uma proposta para
identificar tendências climáticas. Acta Scientiae, v. 13, n. 1, pp. 87-105.
Pettitt, A.N. (1979). A non-parametric approach to the change-point problem. Applied Statistics, v. 28,
n. 2, pp. 126-135.
Richit, A. & Maltempi, M. V. (2010). Desafios e Possibilidades do Trabalho com Projetos e com
Tecnologias na Licenciatura em Matemática, Zetetiké, v. 18, n. 33, pp. 15-41.
Sello, S. (1999). Time series forecasting: a nonlinear dynamics approach. Disponível em:
<http://arxiv.org/abs/physics/9906035>. Acesso em: 21 jun. 2010.
Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus Editora.
Sneyers, R. (1975). Sur l´analyse statistique des séries d´observations. Genève: Organisation
Meteorologique Mondial, 192 p. (OMM Note Technique, 143).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)