Vergílio ferreira entre a literatura e o cinema: esboço de um diálogo ao espelho

  • Luís Miguel Cardoso

Abstract

Em 1993, no texto Vergílio Ferreira e o Cinema1, Lauro António reflecte, com um ponto de vista interessante e inovador, sobre o escritor português, evidenciando a pluralidade de relações entre a literatura e o cinema que o mesmo ilustra na sua vida e produção literárias. O realizador, homem da indústria cinematográfica mas também da crítica, soube colher, do seu contacto pessoal, das suas leituras e da sua experiência como responsável pela adaptação do romance Manhã Submersa para a tela, um conjunto de conexões vergilianas entre a palavra e a imagem.

Lauro António, relativamente a Vergílio Ferreira, identifica quatro ligações principais entre a literatura e o cinema: os comentários do escritor sobre cinema integrados na sua Conta-Corrente, o acompanhamento da transposição para a tela de obras suas, a elaboração de textos para documentários (como o que escreveu para a curta-metragem relativa a Júlio Resende), e a sua experiência como actor no filme Manhã Submersa (1980). A estes elementos acrescentaremos um quinto: a produção de textos de pendor ensaístico com incidência temática sobre o cinema.

References

· ANTÓNIO, Lauro (1995), “Vergílio Ferreira e o Cinema”, in Maria Irene Fonseca (org. e coord.) Vergílio Ferreira – Cinquenta anos de vida literária, Actas do Colóquio Interdisciplinar, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida.

· ANTÓNIO, Lauro (1999), “Vergílio Ferreira e o Cinema”, comunicação apresentada na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu, a 26 de Fevereiro de 1999, reproduzida na revista FORUM MEDIA n.º 1, Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu.

· CARDOSO, Abílio Hernandez (1999), “O cinema, a ficção e a história”, in FORUM MEDIA n.º 1, Viseu, ISPV.

· CHATMAN, Seymour (1990), Coming to Terms. The Rhetoric of Narrative in Fiction and Film, Ithaca, Cornell University Press.

· CUADRADO, Perfecto-E. (Outubro 1989), “Análisis del proceso de creación y su contexto”, in Anthropos, n.º 101 Barcelona, Editorial Anthropos.

· FERREIRA, Vergílio (1994), Aparição, Lisboa, Bertrand.

· FERREIRA, Vergílio (1993), Espaço do Invisível III, Lisboa, Bertrand.

· LES, Juan A. Hernández (2003), Cinema e Literatura. A metáfora visual, Lisboa, Campo das Letras.

· RAMOS, Jorge Leitão (1989), Dicionário do Cinema Português, Lisboa, Caminho.

· REIS, Carlos, LOPES, Ana Cristina (1980), Dicionário de Narratologia, Coimbra, Almedina.

· TORRES, Mário Jorge (1995), “A tentação da imagem – A propósito das ficções cinematográficas sobre Vergílio Ferreira”, in Maria Irene Fonseca (org. e coord.), Vergílio Ferreira – Cinquenta anos de vida literária, Actas do Colóquio Interdisciplinar, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida.

Published
2016-02-11
Section
Articles