Vergílio ferreira entre a literatura e o cinema: esboço de um diálogo ao espelho
Abstract
Em 1993, no texto Vergílio Ferreira e o Cinema1, Lauro António reflecte, com um ponto de vista interessante e inovador, sobre o escritor português, evidenciando a pluralidade de relações entre a literatura e o cinema que o mesmo ilustra na sua vida e produção literárias. O realizador, homem da indústria cinematográfica mas também da crítica, soube colher, do seu contacto pessoal, das suas leituras e da sua experiência como responsável pela adaptação do romance Manhã Submersa para a tela, um conjunto de conexões vergilianas entre a palavra e a imagem.
Lauro António, relativamente a Vergílio Ferreira, identifica quatro ligações principais entre a literatura e o cinema: os comentários do escritor sobre cinema integrados na sua Conta-Corrente, o acompanhamento da transposição para a tela de obras suas, a elaboração de textos para documentários (como o que escreveu para a curta-metragem relativa a Júlio Resende), e a sua experiência como actor no filme Manhã Submersa (1980). A estes elementos acrescentaremos um quinto: a produção de textos de pendor ensaístico com incidência temática sobre o cinema.
Downloads
References
· ANTÓNIO, Lauro (1995), “Vergílio Ferreira e o Cinema”, in Maria Irene Fonseca (org. e coord.) Vergílio Ferreira – Cinquenta anos de vida literária, Actas do Colóquio Interdisciplinar, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida.
· ANTÓNIO, Lauro (1999), “Vergílio Ferreira e o Cinema”, comunicação apresentada na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu, a 26 de Fevereiro de 1999, reproduzida na revista FORUM MEDIA n.º 1, Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu.
· CARDOSO, Abílio Hernandez (1999), “O cinema, a ficção e a história”, in FORUM MEDIA n.º 1, Viseu, ISPV.
· CHATMAN, Seymour (1990), Coming to Terms. The Rhetoric of Narrative in Fiction and Film, Ithaca, Cornell University Press.
· CUADRADO, Perfecto-E. (Outubro 1989), “Análisis del proceso de creación y su contexto”, in Anthropos, n.º 101 Barcelona, Editorial Anthropos.
· FERREIRA, Vergílio (1994), Aparição, Lisboa, Bertrand.
· FERREIRA, Vergílio (1993), Espaço do Invisível III, Lisboa, Bertrand.
· LES, Juan A. Hernández (2003), Cinema e Literatura. A metáfora visual, Lisboa, Campo das Letras.
· RAMOS, Jorge Leitão (1989), Dicionário do Cinema Português, Lisboa, Caminho.
· REIS, Carlos, LOPES, Ana Cristina (1980), Dicionário de Narratologia, Coimbra, Almedina.
· TORRES, Mário Jorge (1995), “A tentação da imagem – A propósito das ficções cinematográficas sobre Vergílio Ferreira”, in Maria Irene Fonseca (org. e coord.), Vergílio Ferreira – Cinquenta anos de vida literária, Actas do Colóquio Interdisciplinar, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)