O Papel da Experiência Motora no Desenvolvimento Global: As Implicações na Criança com Paralisia Cerebral

Authors

  • Catarina Martins

Keywords:

paralisia cerebral, necessidades educativas especiais, perceção-ação, desenvolvimento psicomotor, aprendizagem ativa

Abstract

A influência da atividade motora e da manipulação na
aprendizagem global tem sido suportada pela perspetiva de que o
movimento ativo é importante para o desenvolvimento percetivo
típico, não podendo ser substituído por movimentos passivos. Por
outro lado, considera-se que a atividade psicomotora potencia a
internalização do movimento e a relação do corpo com o espaço.
Assim, a aprendizagem humana e a conquista de estádios de
desenvolvimento surgirá como resultado da experiência motora,
posteriormente reforçada na organização cerebral pela experiência
reflexiva.
No entanto, nem todas as crianças cumprem as etapas
de desenvolvimento psicomotor nos períodos típicos. Quando a
questão se coloca face a crianças em desvantagem,
nomeadamente com necessidades educativas especiais de caráter
motor, como é o caso da paralisia cerebral, a tónica pode ganhar
expressão particular. As experiências psicomotoras e sociais são,
por vezes, barradas por condicionantes que privam as crianças de
vivências que ocorrem de forma autónoma e espontânea,
tipicamente, resultantes do desenvolvimento global.
No presente texto, atravessaremos uma revisão de
estudos que trazem evidências no domínio da influência da
experiência motora no desenvolvimento e na aprendizagem,
nomeadamente do papel da exploração ativa em idades precoces.
Esta abordagem e a sua discussão, com ênfase na implicação na
aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades
educativas especiais de caráter motor, com destaque para a 

paralisia cerebral, constituem alguns dos tópicos que alicerçam
este trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

References

• Adolph, K. & Berger, S. (2006). Motor development. In W. Damon & R. Lerner (Series Eds.) & Kuhn, D. &

Siegler, R. (Vol. Eds.), Handbook of child psychology: Vol. 2: Cognition, perception, and language. (6th

ed.). New York: Wiley, pp. 161-213.

• Amorim, M.-A. (2010). Percevoir le contact pour agir. In C. Donnet, N. Mathevon, & E. Viennot (Eds.) Le

contact. Presses Universitaires de Saint-Etienne: Collection "Les colloques de l'Institut Universitaire de

France".

• Andrada, M. (1982). Diagnóstico da Paralisia Cerebral – detecção e orientação precoces. Revista Portuguesa

de Pediatria, 13, 3-10.

• Andrada, M. (2001). Paralisia cerebral aos 5 anos de idade em Portuga: crianças com paralisia cerebral

nascidas em 2001. 1ª edição. Lisboa: Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, 2009.

• Andrada, M. (2008). Validation of assessment scales for communication and oromotor function in children

with cerebral palsy in European Academy of Childhood Disability: Abstracts 2008. Development Medicine

& Child Neurology. 50: Supplement 114:29.

• Andrada, M., Batalha, I., Calado, E., Carvalhão, I., Duarte, J., Ferreira, C., Folha, T., Gaia, T., Loff, C. &

Nunes, F. (2005). Estudo Europeu da Etiologia da Paralisia Cerebral - Região de Lisboa. Monografia

editada pela APPC.

• Andrada, M., Folha, T., Gouveia, R., Calado, E. & Virella, D. (2009). Paralisia cerebral aos cinco anos de

idade em Portugal: crianças com paralisia cerebral nascidas em 2001. 1ª edição. Lisboa: Federação das

Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral.

• Coello, Y. (2005). Spatial context and visual perception for action. Psicológica, 26, 39-59.

• Damásio, A. (1995). O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano. Lisboa: Edições Europa-

América.

• Damasio, A. (1999). The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness.

NY, NY: Harcourt Inc.

• Dean, A., Scherzer, E. & Chabaud, S. (1986). Sequential ordering in children's representations of rotation

movements. Journal of Experimental Child Psychology, 42, 99-114.

• Duckman, R. (1987). Vision therapy for the child with cerebral palsy. J Am Optom Assoc.58(1):28-35.

• Eliasson, A., Krumlinde-Sundholm, L., Rösblad, B., Beckung, E., Arner, M., Öhrvall, A. & Rosenbaum, P.

(2006). The manual ability classification system (MACS) for children with cerebral palsy: scale

development and evidence of validity and reliability. Developmental Medicine and Child Neurology, 48:

-554.

• Esben, P. (2003). New CP - Cerebral Palsy: hold the light. Copenhagen: The Danish Society for Cerebral

Palsy.

• Falcão, H., & Barreto, M. (2009). Breve histórico da psicomotricidade. Ensino, Saúde e Ambiente, v.2, n.2:

-96;

• Fonseca, V. (1999). Insucesso Escolar: abordagem psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem.

Lisboa: Âncora Editora.

• Gibson, J. (1979). The Ecological Approach to Visual Perception. Boston: Houghton Mifflin.

• Greenough, W, & Chang, F. (1989). Plasticity of synapse structure and pattern in the cerebral cortex. In

Peters & Jones (Eds.,) Cerebral Cortex, vol. 7: 391-440. New York: Plenun Press.

• Grosjean, M., Shiffrar, M., & Knoblich, G. (2007). Fitts’ Law holds for action perception. Psychological

Science, 18: 95-99.

• James, K., Humphrey, G., & Goodale, M. (2001). Manipulating and recognizing virtual objects: Where the

action is. Canadian Journal of Experimental Psychology, 55: 113-122.

• Jeannerod, M. & Frak, V. (1999). Mental imagining of motor activities in humans. Current opinion in

Neurobiology, 9: 735 - 739.

• Jeannerod, M. (2006). Motor cognition: What actions tell the Self. Oxford: University Press.

• Johansson BB (2000) Brain plasticity and stroke rehabilitation. The Willis Lecture. Stroke 31: 223–231.

• Johnson, M. (1987). The Body in the Mind: The Bodily Basis of Meaning, Imagination, and Reason.

Chicago: The University of Chicago Press.

• Kail, R. & Park, Y. (1990). Impact of practice on speed of mental rotation. Journal of Experimental Child

Psychology, 49: 227 – 244.

• Kolb, B., Gibb, R. & Robinson, T. (2003). Brain plasticity and behavior. Current Directions in

Psychological Science, 14: 1-5.

• Kosslyn, S. (1990). Mental imagery. In Osherson, D., Kosslyn, S., and Hollerbach, J. (Eds.). An Invitation to

Cognitive Science: Visual Cognition and Action (Vol. 2). Cambridge, MA: MIT Press.

• Lakoff, G. & Johnson, M. (1980). Metaphors We Live By. Chicago: The University of Chicago Press.

• Lakoff, G. & Johnson, M. (1999). Philosophy in the Flesh: the embodied mind and its challenge to western

thought. New York: Basic Books.

• Lautrey, J. & Chartier, D. (1987). Images mentales de transformations et opérations cognitives: une revue

critique des études développementales. L’Année Psychologique, 87: 581-602.

• Mac Whinney, B. & Bates, E. (1978). Sentential devices for conveying givenness and newness:

A cross-cultural developmental study. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 17: 539-558.

• Markham, J. & Greenoug, W. (2004). Experience-driven brain plasticity: beyond the synapse. Neuron Glia

Biol.; 1: 351–363.

• Marmor, G. (1975). Development of kinetic images: When does the child first represent movement in

mental images? Cognitive Psychology, 7: 548-559.

• Martins, I. C. & Leitão, L. (2012). O Aluno com Paralisia Cerebral em contexto educativo: Diferenciação de

metodologias e de estratégias. Revista Millenium, 42: 59-67.

• Martins, I. C. (2006). Estudo cronométrico da rotação mental de letras e mãos em pessoas com Paralisia

Cerebral. Dissertação de Mestrado não publicada. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Coimbra: Universidade de Coimbra.

• Martins, I. C., Oliveira, A. M. & Amorim, M-A. (2005).Mental rotation of hands: Comparing motor able

and cerebral palsy subjects. In Monahan, J. S.; Sheffert, S. M. & Townsend, J. T. (Eds) (2005). Fechner

Day 2005. Proceedings of the 21st Annual Meeting of The International Society of Psychophysics, 193–198.

Mt. Plesant, MI: The International Society of Psychophysics.

• Martins, I., Oliveira, A. M., Amorim, M-A. (2008). From acting to perceiving: mental rotation of body parts.

In Proceedings of the 3rd International Conference on Cognitive Science, vol I, 105-106.

• Noë, A. (2004). Action in Perception. Representation and Mind. Cambridge, MA: The MIT.

• Palisano, R., Rosenbaum, P. & Walter, S. (1997). Development and reliability of a system to classify gross

motor function in children with cerebral palsy. Developmental Medicine & Child Neurology, 39: 214‐223.

• Palisano, R., Rosenbaum, P., Russell, D., Wood, E. & Galuppi, B. (1997). Development and reliability of a

system to classify gross motor function in children with cerebral palsy. Developmental Medicine and Child

Neurology, 39: 214-223.

• Pascual-Leone, A., Nguyet, D., Cohen, L., Brasil-Neto, J., Cammarota, A., & Hallett, M. (1995).

Modulation of muscle responses evoked by transcranial magnetic stimulation during the acquisition of new

fine motor skills. Journal of Neurophysiology, 74(3): 1037-1045.

• Piaget, J. (1977). A Linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Moraes Editores.

• Piaget, J., & Inhelder, B. (1966). L'image mentale chez l'enfant. Paris: Presses Universitaires de France.

• Pollock, W. (2004). An Alternative Experience of the Museum. [On-line]

Disponível em <http://www.astc.org/pubs/dimensions/1999/nov-dec/discovery.htm>.

• Richardson, M. & Flash, T. (2000). On the Emulation of Natural Movements by Humanoid. Proceedings of

Humanoids. Cambridge, Sep 7-10.

• Roberts, J., & Bell, M. (2003). Two- and Three-dimensional mental rotation tasks lead to different parietal

laterality for men and women. International Journal of Psychophysiology, 50: 235-246.

• Rodrigues, D. (1989). Corpo, Espaço e Movimento. A representação espacial do corpo em crianças com

paralisia cerebral. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação científica.

• Rosenbaum, P., Dan, B, Fabiola, R., Leviton, A., Paneth, N. Jocobson, B., Goldstein, M & Bax, M. (2005).

The Definition of Cerebral Palsy. Developmental Medicine and Child Neurology, 47: 571-574.

• Sacks, O. (1985). O homem que confundiu a mulher com um chapéu. Lisboa: Relógio d’Água.

• Santos, A. (1972). Expressividade e Personalidade. Um século de Psicologia. Coimbra: Atlântida Editora.

• SCPE-Surveillance of cerebral palsy in Europe. Prevalence and characteristics of children with cerebral

palsy in Europe (2002). Developmental Medicine Child Neurology, 44(9): 633-640.

• Shepard, R. N., & Metzler, J. (1971). Mental rotation of three-dimensional objects. Science, 171: 701-703.

• Sommerville, J., Hildebrand, E. & Crane, C. (2008). Experience matters: The impact of doing versus

watching on infants’ subsequent perception of tool use events. Dev Psychol, 44(5): 1249–1256.

• Steenbergen, B., van Nimwegen, M., & Crajé, C. (2007). Solving a mental rotation task in congenital

hemiparesis: Motor imagery versus visual imagery. Neuropsychologia, 45: 3324-3328.

• Surveillance of Cerebral Palsy in Europe Prevalence and Characteristics of Cerebral Palsy in Europe (2002).

Developmental Medicine and Child Neurology, 44: 633-640.

• Pantev. C., Ross, B., Fujioka, T., Trainor, L., Schulte, M. & Schulz, M. (2003). Music and learning-induced

cortical plasticity. Annals of the New York Academy of Sciences, 999: 438–450.

• Van Praag, Kempermann, G & Gage, F. (2000). Neural consequences of environmental enrichment. Nature

: 191-198.

• Vealey, R., & Walter, S. (1993). Imagery training for performance enhancement and personal development.

In J. Williams (Ed.), Applied sport psychology: Personal growth to physical performance, (2nd ed.,

-224). Mountain View, CA: Mayfield.

• Wallon, H. (1970). Do acto ao pensamento. Lisboa: Moraes Editores.

• World Health Organization (2001). International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF).

Geneva: WHO.

• Zabalia, M. (1999). Traitement analogique et traitement propositionnel des rotations mentales chez les

enfants IMC. L’Année Psychologique, 99, 75-97.

• Zabalia, M. (2002). Action et imagerie mentale chez l’enfant. Année Psychologique, 102(3), 409-422.

Published

2016-02-02

How to Cite

Martins, C. (2016). O Papel da Experiência Motora no Desenvolvimento Global: As Implicações na Criança com Paralisia Cerebral. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (45), 45–62. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8155

Issue

Section

Articles