Ser aluno: porque e para que se aprende?

Autores/as

  • Carlos Manuel de Sousa Albuquerque
  • José António Pereira da Costa
  • Vera Lúcia Fernandes Almeida

Resumen

Numerosos são os estudos, desenvolvidos especificamente no âmbito da educação, que tentam demonstrar os diferentes aspectos implicados na aquisição de saberes; acção essa a que se dá o nome de aprendizagem.
O acto de aprender deve ser entendido como uma acção dinâmica. Quando um sujeito aprende, adquire e produz conhecimento mais ou menos inovador.

Se partimos do sentido etimológico, a palavra educativo significa “conduzir a partir de”(Atwater & Riley (1993:662); verificamos assim a interacção com o contexto do meio envolvente.

Aprender é uma construção que envolve toda a actividade do ser humano: biológica, psicológica, social e cultural, nos seus múltiplos aspectos.

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Citas

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Publicado

2016-02-15

Cómo citar

Albuquerque, C. M. de S., Costa, J. A. P. da, & Almeida, V. L. F. (2016). Ser aluno: porque e para que se aprende?. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (30), 148–156. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8442

Número

Sección

Artigos