Comunicaçao interna nas organizações: instrumento prático de auxilio à passagem de turno
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0201.09.00004Palavras-chave:
passagem de turno, comunicação, informaçãoResumo
Introdução: A comunicação interna dentro da organização, seja ela interpessoal, grupal ou intergrupal, deve envolver todos os colaboradores de forma a pôr em comum a missão, os valores, os princípios operativos e os padrões de comportamento que geram o desenvolvimento organizacional e a motivação.
Desenvolvimento: A passagem de turno em enfermagem é um momento fundamental de aprendizagem e de transmissão de informações relativas ao doente. A informação fornecida na passagem de turno deve ser objetiva e atualizada, tendo sempre em conta os princípios ético-deontológicos e uma linguagem técnica sobre os cuidados prestados ao doente, resultantes da aplicação de uma metodologia científica e de estratégias de reflexão. De forma a facilitar a transmissão de informação, pretendemos com este trabalho realizar um instrumento prático, neste caso escrito, de auxílio á passagem de turno. Para tal foi realizado um estudo junto de uma amostra de enfermeiros aos quais foi aplicado um Questionário de Colheita de Dados.
Conclusões: A utilização de um instrumento de suporte à passagem de turno constitui um dos pilares do aperfeiçoamento dos cuidados de enfermagem.
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