Efeito moderador dos estilos parentais na relação entre ansiedade social e sintomatologia depressiva nos adolescentes

Autores

  • Eliana Silva Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Ana Paula Soares de Matos Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, FPCEUC, Portugal
  • José Joaquim Marques da Costa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Vanessa Ramos Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Joana Lopes Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0202.01.00120

Palavras-chave:

Ansiedade social, Depressão, Estilos parentais, Moderação, Adolescência

Resumo

Introdução: A comorbilidade entre ansiedade social e depressão é elevada na adolescência. Os estilos parentais de socialização emocional têm-se mostrado associados ao desenvolvimento de competências sociais e de sintomatologia depressiva.

Objetivos: Este estudo pretende explorar o efeito moderador dos estilos parentais na relação entre ansiedade social e depressão na adolescência, as associações existentes entre estas últimas variáveis, e a relação entre estilos parentais e sintomatologia ansiosa e depressiva nos filhos.

Métodos: A amostra é constituída por 121 pais e respetivos filhos. A natureza do presente estudo é correlacional e transversal. Recorreu-se a instrumentos de autorresposta para avaliar a ansiedade social (MASQ, March, et al. 1997; versão Portuguesa: Salvador et al., 2015), a sintomatologia depressiva (CDI, Kovacs, 1985; versão Portuguesa: Marújo, 1994) e os estilos parentais (PSST, Gottman & Declaire, 1997; versão Portuguesa: Matos, Costa, Pinheiro, Silva, & Marques, 2016).

Resultados: Verificou-se que a ansiedade social se associou significativamente com depressão e que apresentou um efeito preditor sobre a mesma. Os estilos parentais não revelaram associações significativas quer com sintomatologia depressiva, quer com ansiedade social. Porém, encontrou-se um efeito moderador do estilo parental explorador na relação entre ansiedade de desempenho público e sintomatologia depressiva. Conclusões: A presente investigação confirmou a existência de uma associação significativa entre ansiedade social e sintomatologia depressiva na adolescência e sugere um efeito das práticas parentais de socialização emocional nesta relação, que, no entanto, deverá ser replicado em investigações futuras. Será ainda importante estudar o efeito dos estilos parentais nas competências de regulação emocional dos filhos e o possível efeito mediador destas na relação entre ansiedade social e depressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abela, J. R. Z., & Hankin, B. L. (2008). Depression in children and adolescents: Causes, treatment, and prevention. In J. R. Abela & B. L. Hankin (Eds.), Handbook of depression in children and adolescents, (pp. 3–5). New York, NY: Guilford Press.

American Psychiatric Association, & American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. Washington, DC: American Psychiatric Association.

Arnarson, E. Ö., & Craighead, W. E. (2009). Prevention of depression among icelandic adolescents. Behaviour Research and Therapy, 47(7), 577-585. doi:10.1016/j.brat.2009.03.011

Aune, T., & Stiles, T. C. (2009). The effects of depression and stressful life events on the development and maintenance of syndromal social anxiety: sex and age differences. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 38(4), 501-512. doi:10.1080/15374410902976304

Baron, R., & Kenny, D. (1986). The moderator-mediator variable distinction in social psychological research: Conceptual,strategic, and statistical considerations. Journal of Personality and Social Psychology, 51(6), 1173–1182.

Beesdo, K., Bittner, A., Pine, D. S., Stein, M. B., Höfler, M., Lieb, R., & Wittchen, H. (2007). Incidence of social anxiety disorder and the consistent risk for secondary depression in the first three decades of life. Archives of General Psychiatry, 64(8), 903-912. doi:10.1001/archpsyc.64.8.903

Beidel, D. C., Turner, S. M., Young, B. J., Ammerman, R. T., Sallee, F. R., & Crosby, L. (2007). Psychopathology of adolescent social phobia. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 29(1), 46-53. doi:10.1007/s10862-006-9021-1

Belzer, K., & Schneier, F. R. (2004). Comorbidity of anxiety and depressive disorders: issues in conceptualization, assessment, and treatment. Journal of Psychiatric Practice, 10(5), 296-306. doi:10.1097/00131746-200409000-00003

Buckholdt, K. E., Kitzmann, K. M., & Cohen, R. (2014a). Parent emotion coaching buffers the psychological effects of poor peer relations in the classroom. Journal of Social and Personal Relationships, 33(1), 23-41. doi:10.1177/0265407514562560

Buckholdt, K. E., Parra, G. R., & Jobe-Shields, L. (2014b). Intergenerational transmission of emotion dysregulation through parental invalidation of emotions: implications for adolescent internalizing and externalizing behaviors. Journal of Child and Family Studies, 23(2), 324-332. doi:10.1007/s10826-013-9768-4

Chavira, D. A., Stein, M. B., Bailey, K., & Stein, M. T. (2004). Comorbidity of generalized social anxiety disorder and depression in a pediatric primary care sample. Journal of Affective Disorders, 80(2-3), 163-171. doi:10.1016/s0165-0327(03)00103-4

Cummings, C., & Fristad, M. (2008). Mood disorders in childhood. In R. G. Steele, T. D. Elkin, & M. C. Roberts (Eds.), Handbook of evidence-based therapies for children and adolescents: Bridging science and practice, (pp. 145–160). New York, NY: Springer.

Dalrymple, K. L., & Zimmerman, M. (2007). Does comorbid social anxiety disorder impact the clinical presentation of principal major depressive disorder? Journal of Affective Disorders, 100(1-3), 241-247. doi:10.1016/j.jad.2006.10.014

Dalrymple, K. L., & Zimmerman, M. (2011). Age of onset of social anxiety disorder in depressed outpatients. Journal of Anxiety Disorders, 25(1), 131-137. doi:10.1016/j.janxdis.2010.08.012

Gonçalves, M. & Dias, P. (1999). Avaliação da ansiedade e da depressão em crianças e adolescentes (STAIC-C2, CMAS-R, FSSC-R e CDI): estudo normativo para a população portuguesa. In A. P. Soares, S. Araújo & S. Caíres (Orgs.). Avaliação psicológica: formas e contextos (pp. 553-564). Braga: APPORT.

Drost, J., Van der Does, W., Van Hemert, A. M., Penninx, B. W., & Spinhoven, P. (2014). Repetitive negative thinking as a transdiagnostic factor in depression and anxiety: A conceptual replication. Behaviour Research and Therapy, 63, 177-183. doi:10.1016/j.brat.2014.06.004

Essau, C. A., Conradt, J., & Petermann, F. (1999). Frequency and comorbidity of social phobia and social fears in adolescents. Behaviour Research and Therapy, 37(9), 831-843. doi:10.1016/s0005-7967(98)00179-x

Essau, C. A., Lewinsohn, P. M., Seeley, J. R., & Sasagawa, S. (2010). Gender differences in the developmental course of depression. Journal of Affective Disorders, 127(1-3), 185-190. doi:10.1016/j.jad.2010.05.016

Fabes, R. A., Leonard, S. A., Kupanoff, K., & Martin, C. L. (2001). Parental coping with children's negative emotions: relations with children's emotional and social responding. Child Development, 72(3), 907-920. doi:10.1111/1467-8624.00323

Fivush, R. (2007). Maternal reminiscing style and children’s developing understanding of self and emotion. Clinical Social Work Journal, 35(1), 37-46. doi:10.1007/s10615-006-0065-1

Gottman, J. M., & Declaire, J. (1997). The heart of parenting: How to raise an emotionally intelligent child. New York, NY: Simon & Schuster.

Gottman, J. M., Katz, L. F., & Hooven, C. (1996). Parental meta-emotion philosophy and the emotional life of families: Theoretical models and preliminary data. Journal of Family Psychology, 10(3), 243-268. doi:10.1037/0893-3200.10.3.243

Grant, D. M., Judah, M. R., Mills, A. C., Lechner, W. V., Davidson, C. L., & Wingate, L. R. (2014). Rumination and excessive reassurance seeking: mediators of the relationship between social anxiety and depression? Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 36(3), 465-474. doi:10.1007/s10862-013-9399-5

Hunter, E. C., Katz, L. F., Shortt, J. W., Davis, B., Leve, C., Allen, N. B., & Sheeber, L. B. (2010). How do I feel about feelings? Emotion socialization in families of depressed and healthy adolescents. Journal of Youth and Adolescence, 40(4), 428-441. doi:10.1007/s10964-010-9545-2

Katz, L. F., Hunter, E., & Klowden, A. (2008). Intimate partner violence and children's reaction to peer provocation: The moderating role of emotion coaching. Journal of Family Psychology, 22(4), 614-621. doi:10.1037/a0012793

Katz, L. F., & Hunter, E. C. (2007). Maternal meta-emotion philosophy and adolescent depressive symptomatology. Social Development, 16(2), 343-360. doi:10.1111/j.1467-9507.2007.00388.x

Katz, L. F., Maliken, A. C., & Stettler, N. M. (2012). Parental meta-emotion philosophy: a review of research and theoretical framework. Child Development Perspectives, 6(4), 417-422. doi:10.1111/j.1750-8606.2012.00244.x

Katz, L. F., & Windecker-Nelson, B. (2004). Parental meta-emotion philosophy in families with conduct-problem children: links with peer relations. Journal of Abnormal Child Psychology, 32(4), 385-398. doi:10.1023/b:jacp.0000030292.36168.30

Kline, R. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. (3rd ed.). New York, NY: The Guilford Press.

Kovacs, M. (1985). The children's depression inventory. Psychopharmacology Bulletin, (21), 995-998.

Lunkenheimer, E. S., Shields, A. M., & Cortina, K. S. (2007). Parental emotion coaching and dismissing in family interaction. Social Development, 16(2), 232-248. doi:10.1111/j.1467-9507.2007.00382.x

March, J. S., Parker, J. D., Sullivan, K., Stallings, P., & Conners, C. K. (1997). The multidimensional anxiety scale for children (MASC): Factor structure, reliability, and validity. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 36(4), 554-565. doi:10.1097/00004583-199704000-00019

Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. Sintra, Portugal: Report Number.

Marújo, H. (1994). Síndromas depressivos na infância e na adolescência (Unpublished doctoral dissertation). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Matos, A.P., Costa, J.J., Pinheiro, M.R, Silva, E., & Marques, C. (2016). Parenting Scale Self-Test: estudo da estrutura fatorial. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health. (in press).

Morris, A. S., Silk, J. S., Steinberg, L., Myers, S. S., & Robinson, L. R. (2007). The Role of the Family Context in the Development of Emotion Regulation. Social Development, 16(2), 361-388. doi:10.1111/j.1467-9507.2007.00389.x

Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2005). Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS (4th ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Ramsden, S. R., & Hubbard, J. A. (2002). Family expressiveness and parental emotion coaching: Their role in children’s emotion regulation and aggression. Journal of Abnormal Child Psychology, 30, 657-667.

Ranta, K., Kaltiala-Heino, R., Rantanen, P., & Marttunen, M. (2009). Social phobia in finnish general adolescent population: prevalence, comorbidity, individual and family correlates, and service use. Depression and Anxiety, 26(6), 528-536. doi:10.1002/da.20422

Rao, P. A., Beidel, D. C., Turner, S. M., Ammerman, R. T., Crosby, L., & Sallee, F. R. (2007). Social anxiety disorder in childhood and adolescence: Descriptive psychopathology. Behaviour Research and Therapy, 45(6), 1181-1191. doi:10.1016/j.brat.2006.07.015

Rao, U., & Cohen, L. (2009). Characteristics, correlates andt outcomes of childhood and adolescent depressive disordes. Dialogues in Clinical Neuroscience: Child and Adolescent Psychiatry, 11, 45-62. doi:10.1007/978-0-387-47672-8_7

Ruscio, A., Brown, T., Chiu, W., Sareen, J., Stein, M., & Kessler, R. (2008). Social fears and social phobia in the USA: results from the national comorbidity survey replication. Psychological Medicine, 38(1), 15-28. doi:10.1017/s0033291707001699

Salvador, M. C., Matos, A. P. Oliveira, S. A., March, J. S., Arnarson, E. O., & Craighead, E. W. (2015). The Multidimensional Anxiety Scale for Children (MASC): Psychometric Properties and Confirmatory Factor Analysis in a Sample of Portuguese Adolescents. Manuscript submitted for publication.

Smucker, M. R., Craighead, W. E., Craighead, L. W., & Green, B. J. (1986). Normative and reliability data for the children's depression inventory. Journal of Abnormal Child Psychology, 14(1), 25-39. doi:10.1007/bf00917219

Stein, M. B., Fuetsch, M., Müller, N., Höfler, M., Lieb, R., & Wittchen, H. (2001). Social anxiety disorder and the risk of depression. Arch Gen Psychiatry, 58(3), 251. doi:10.1001/archpsyc.58.3.251

Stocker, C. M., Richmond, M. K., Rhoades, G. K., & Kiang, L. (2007). Family emotional processes and adolescents' adjustment. Social Development, 16(2), 310-325. doi:10.1111/j.1467-9507.2007.00386.x

Wittchen, H., Stnein, M. B., & Kessler, R. C. (1999). Social fears and social phobia in a community sample of adolescents and young adults: prevalence, risk factors and co-morbidity. Psychological Medicine, 29(2), 309-323. doi:10.1017/s0033291798008174

Yap, M. B., Schwartz, O. S., Byrne, M. L., Simmons, J. G., & Allen, N. B. (2010). Maternal positive and negative interaction behaviors and early adolescents' depressive symptoms: adolescent emotion regulation as a mediator. Journal of Research on Adolescence, 20(4), 1014-1043. doi:10.1111/j.1532-7795.2010.00665.x

Yorbik, O., Birmaher, B., Axelson, D., Williamson, D. E., & Ryan, N. D. (2004). Clinical characteristics of depressive symptoms in children and adolescents with major depressive disorder. Journal of Clinical Psychiatry, 65(12), 1654-1659. doi:10.4088/jcp.v65n1210

Publicado

2017-02-14

Como Citar

Silva, E., Matos, A. P. S. de, Costa, J. J. M. da, Ramos, V., & Lopes, J. (2017). Efeito moderador dos estilos parentais na relação entre ansiedade social e sintomatologia depressiva nos adolescentes. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(2), 13–25. https://doi.org/10.29352/mill0202.01.00120

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde