Parenting scale self-test: estudo da estrutura fatorial
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0202.08.00121Palavras-chave:
Estrutura fatorial, Parenting Scale Self-Test, Estilos parentais, AdolescentesResumo
Introdução: A Parenting Scale Self Test de Gottman e Declaire (1997) avalia o que os pais pensam sobre as emoções e a forma como lhes reagem e pretende determinar a forma pelo qual os pais ensinam os seus filhos a reconhecer, a expressar e a lidar com as emoções.
Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades psicométricas, nomeadamente a estrutura fatorial e a consistência interna.
Métodos: A amostra consistiu em 355 pais (65.07% do género feminino e 34.93% do género masculino), cujos filhos adolescentes têm idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos. A natureza do presente estudo é quantitativa, analítica e transversal. Foi realizada uma análise fatorial exploratória através do método de componentes principais com rotação direct oblimin.
Resultados: A estrutura da escala revelou-se diferente da original, apresentando 3 fatores relativos aos estilos parentais face às emoções: fator 1- estilo reprovador (explica 13.75% da variância total); fator 2 - estilo explorador (explica 11.41% da variância total) e fator 3 - estilo aceitador (explica 6.27% variância total). A consistência interna da escala apresentou valores de alfa de .87, .85 e .70, respetivamente.
Conclusões: Esta investigação constitui um passo inicial no estudo das propriedades psicométricas da PSST num
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