Influência das características sociodemográficas e da ocupação dos tempos livres no desempenho na plataforma de treino cognitivo primerCOG

Autores

  • José Carlos Teixeira MediaPrimer - Tecnologias e Sistemas Multimédia, Lda. Universidade de Coimbra
  • Patrícia Alecrim MediaPrimer, Coimbra, Portugal
  • Sandra Freitas Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC), Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
  • Cláudia Silva MediaPrimer, Coimbra, Portugal
  • Vanessa Costa MediaPrimer, Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0203.01.00130

Palavras-chave:

Envelhecimento, Reserva Cognitiva, Défice Cognitivo, Treino Cognitivo

Resumo

Introdução: A sociedade está a envelhecer rapidamente, consequentemente aumentando a prevalência de demências. Os défices cognitivos relacionam-se com inúmeras variáveis, sendo algumas delas apontadas como possíveis protetoras. Segundo a teoria da reserva cognitiva, a prática de atividades estimulantes ao longo da vida pode ter como efeito a diminuição do risco de demência. Neste contexto, a MediaPrimer está a desenvolver a plataforma de treino cognitivo online primerCOG, com um conjunto de onze atividades
cognitivas estimulantes destinadas a seniores.

Objetivo: Analisar a influência das variáveis escolaridade e idade, e da ocupação dos tempos livres, no desempenho nas atividades do primerCOG.

Métodos: Investigação quantitativa não-experimental de carácter transversal. Amostra de 30 seniores cognitivamente saudáveis. 

Resultados: Observaram-se associações positivas entre a escolaridade dos participantes e o nível máximo de desempenho em todas as atividades, verificando-se, por outro lado, uma associação negativa do desempenho na maioria das atividades com a idade dos participantes. Adicionalmente, verificou-se que os participantes que praticavam regularmente atividades de tempo livre cognitivamente estimulantes, tiveram melhores desempenhos nas atividades.

Conclusões: A confirmação das variáveis com influência no desempenho cognitivo em seniores cognitivamente saudáveis é útil para se compreender o desenvolvimento de demências. Futuramente será importante replicar o estudo com novas variáveis, como o número de horas diárias despendidas nas atividades ou o QI pré-mórbido do participante.

 

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Biografia Autor

José Carlos Teixeira, MediaPrimer - Tecnologias e Sistemas Multimédia, Lda. Universidade de Coimbra

Professor Associado com nomeação definitiva na Universidade de Coimbra.

CEO e Responsável pelas Atividades de I&DT da MediaPrimer.

Responsável por diversos Projetos Nacionais e Internacionais.

Autor de múltiplas publicações em Revistas e Conferências nacionais e internacionais.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Teixeira, J. C., Alecrim, P., Freitas, S., Silva, C., & Costa, V. (2017). Influência das características sociodemográficas e da ocupação dos tempos livres no desempenho na plataforma de treino cognitivo primerCOG. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(3), 13–22. https://doi.org/10.29352/mill0203.01.00130

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social