Fundamentos do agir ético em estudantes do ensino superior

Autores

  • Madalena Cunha
  • Jéssica Figueiredo
  • Joana Breia
  • João Pina
  • Sónia Almeida
  • Tiago Oliveira
  • Maria do Céu Cunha

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0201.12.00048

Palavras-chave:

princípios éicos, moral, agir, ensino superior, estudante

Resumo

Introdução: Urge que o ensino superior na área da saúde desenvolva nos estudantes um compromisso éico-moral pró-aivo e valores socioproissionais promotores de uma cultura de proximidade que fomente senimentos de cidadania aiva criadora de vínculos de pertença.

Objeivos: Avaliar os fundamentos éicos que suportam a moralidade das ações em estudantes do ensino superior. Métodos: Estudo descriivo em corte transversal, realizado com 345 estudantes do IPV, 80% mulheres, com média de idades de 20,82 anos. Aplicou-se o “Quesionário de Cidadania Aiva e Modo de Agir Éico” (CiAMAE) de Cunha (2015).

Resultados: 74.8% dos estudantes revelaram um modo de agir éico, posiivo/adequado, (sendo 45.8% adequado e 29% muito adequado) e 25.2% um modo de agir éico inadequado. A moralidade das ações dos estudantes centrou-se no individualismo e assentou nos seguintes princípios éicos: 68.7% Subjeivismo Éico (69.1% ♂e 68.6%♀); 56.5% Relaivismo (56.5%♂ e 56.7%♀); 53.9% Éica Deontológica (55.8%♂ e 47.0%♀); 11.3% Subjeivismo/ Egoísmo Éico, (7.4%♂ e 12.3%♀).

Conclusões: A maioria dos estudantes não usa a ponderação imparcial do bem. Maioritariamente manifestaram aceitar uma perspeciva éica subjeivista. Em oposição, aplicar o critério da imparcialidade éica implicaria considerar o bem supremo, em que todo e qualquer estudante esclarecido, escolheria para si e para os outros, esse bem supremo universal. 

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Como Citar

Cunha, M., Figueiredo, J., Breia, J., Pina, J., Almeida, S., Oliveira, T., & Cunha, M. do C. (2016). Fundamentos do agir ético em estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 143–155. https://doi.org/10.29352/mill0201.12.00048

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social