Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas

Autores

  • Ana Paula Cardoso Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu http://orcid.org/0000-0001-5062-4098
  • Florencia Carugati
  • Carla Lacerda
  • Susana Fidalgo

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0206.07.00161

Palavras-chave:

Articulação curricular, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Continuidade educativa

Resumo

Introdução: A articulação curricular entre a Educação Pré-Escolar (EPE) e o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) é um processo fundamental na adaptação da criança à escola. Os professores, devem estabelecer ligações com os educadores de infância, facilitando a transição entre estes dois níveis de ensino, num processo harmonioso, promotor da sequencialidade do processo educativo.

Objetivos: Averiguar a importância e o significado que os professores do 1.º CEB conferem à articulação curricular, conhecer os aspetos do perfil do aluno privilegiados aquando da consulta do processo individual, bem como as iniciativas mais frequentes no âmbito da referida articulação.

Métodos: Foi realizada uma investigação de caráter descritivo e analítico, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de 45 professores a lecionarem a turmas do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB no concelho de Viseu (Portugal).

Resultados: De salientar a grande relevância atribuída pelos professores à articulação curricular, o privilégio conferido por estes ao saber estar (cidadania), ao sentido de autonomia e à capacidade de comunicar das crianças, bem como o empenhamento dos docentes na realização de atividades e projetos vários, para além das comemorações de dias temáticos e festas.

Conclusões: A articulação entre os dois níveis de ensino assume-se como um processo facilitador da transição entre estes níveis de ensino e contribui para uma adequada adaptação das crianças à escola, promovendo o sucesso escolar de todos os alunos.

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Biografia Autor

Ana Paula Cardoso, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu

Departamento de Psicologia e Ciências da Educação

Área disciplinar de Ciências da Educação

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Publicado

2018-05-30

Como Citar

Cardoso, A. P., Carugati, F., Lacerda, C., & Fidalgo, S. (2018). Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(6), 77–86. https://doi.org/10.29352/mill0206.07.00161

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social