Mulheres solo travellers: motivações e experiências
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0206.09.00165Palavras-chave:
Turismo, Motivações, Women Solo Travel, ExperiênciaResumo
Introdução: O conceito de mulher solo traveller, apesar de recente, tornou-se um segmento turístico relevante. Estas turistas procuram mais do que uma viagem de um lugar para outro. Escolhem ir sozinhas na busca de aventura, independência, sentimento de realização pessoal, individualidade e fuga. Não viajam sozinhas porque não têm escolha ou porque são solitárias. São levadas por motivações específicas e conscientes.
Objetivos: Neste trabalho conceptual, são categorizadas motivações de mulheres solo travellers com base na revisão da literatura, a fim de identificar por que as mulheres escolhem viajar sozinhas. O foco deste artigo é explorar a relação entre essas motivações e as suas experiências de viagem fornecendo um modelo conceptual.
Métodos: Através de uma ampla revisão de literatura centrada no conceito de motivações e experiências turísticas, permitiu-nos organizar determinadas motivações que levam as mulheres a viajar sozinhas e as suas correspondentes experiências como solo travellers. As escalas multidimensionais consideram oito dimensões de motivações: (1) escape, (2) auto-identidade e desenvolvimento, (3) desafio, (4) conexão com outros, (5) aprendizagem, (6) aventura, (7) novo perspetivas de vida, e (8) autonomia; e cinco dimensões de experiência: (1) sensação, (2) sentir, (3) pensar, (4) agir e (5) relacionar-se baseado no modelo Schmitt da experiencia turística (Schmitt,1999).
Resultados: Apesar de uma extensa revisão da literatura, há poucos estudos baseados em experiências e motivações de mulheres solo travellers.
Conclusões: Ainda que se trate de um mercado pouco explorado e estudado, ganhou inúmeros apoiantes em todo o mundo, traduzindo-se em um impacto expressivo não só em termos sociológicos, mas também na experiência turística.
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