A Automedicaçao nos alunos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança

Autores

  • Cristiana Castro Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
  • Joana Martins Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
  • José Nunes Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
  • Filomena Sousa Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
  • Celeste Antão Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Palavras-chave:

Automedicação, Saúde, Estudantes, Medicamentos, Ensino superior

Resumo

Introdução: a automedicação é um fenómeno mais ou menos frequente e usado há muitos anos e a sua incidência e distribuição é relatada por organizações de saúde. Na opinião de Medeiros (2011) esta prática consiste no consumo de medicamentos com o objetivo de tratar e aliviar sintomas de doença bem como promover a saúde sem recurso à prescrição médica.

Métodos: trata-se de um estudo quantitativo, observacional descritivo e transversal. Foi usado um questionário construído para o efeito.

Objetivo: Avaliar se a automedicação é uma prática usada pelos estudantes da Escola Superior de Saúde (ESSa) do Instituto Politécnico de Bragança e identificar ainda os motivos que levam a esta prática. A amostra foi constituída por 219 estudantes da ESSa. Para a análise dos dados utilizou-se o programa excel.

Resultados: a prevalência da automedicação foi de 98%. Os medicamentos mais usados,analgésicos e antipiréticos com respostas de 86%. A razão mais apontada para o recurso a prática da automedicação foi um “problema de saúde ligeiro” (79,5). Foi considerada uma prática de risco por 77% dos estudantes.

Conclusões: a automedicação é uma prática evidente nos alunos ESSa. Estes resultados revelam alguma contradição e preocupação na medida em que apesar dos estudantes reconhecerem ser uma prática arriscada ela é praticada por muitos dos inquiridos.

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Referências

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

Castro, C., Martins, J., Nunes, J., Sousa, F., & Antão, C. (2022). A Automedicaçao nos alunos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 123–130. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13935

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde