Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational

Autores

  • Aliete Cunha CEIS 20 da UC, Portugal College of Nursing of Coimbra, Portugal Faculty of Medicine, Coimbra, Portugal University of Coimbra, Portugal ACeS Baixo Mondego - UCC Celas, Portugal
  • José Cunha Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, Portugal
  • Ilda Cardoso University of Coimbra, Portugal Instituto Superior Miguel Torga, Portugal Centre for Health Studies and Research, Coimbra, Portugal
  • Fernanda Daniel University of Coimbra, Portugal Instituto Superior Miguel Torga, Portugal Centre for Health Studies and Research, Coimbra, Portugal
  • Salvador Cardoso Faculty of Medicine, Coimbra, Portugal University of Coimbra, Portugal
  • João Pita CEIS 20 da UC, Portugal University of Coimbra, Portugal Faculty of Pharmacy, Coimbra, Portugal

Palavras-chave:

Preditores de Adesão, Programas de Intervenção Educativa, VIH Prevenção Primária, Jovens Universitários, Odds Ratio

Resumo

Introdução: A literatura refere que os estudos longitudinais, em que a participação não é obrigatória e o participante não tem benefício imediato, estão sujeitos a falhas de adesão.

Objetivo: Analisar os preditores de adesão a um programa de intervenção para redução do risco de infeção VIH. Os critérios de inclusão foram ser aluno do 1º ano da Universidade de Coimbra, dos 18 aos 24 anos. Foi aplicado um questionário com indicadores da ONUSIDA.

Métodos: O estudo, quantitativo, incluiu dois momentos: no primeiro, participaram 551 jovens, que aceitaram preencher o questionário e participar; no segundo, sinalizaram-se os inquiridos e os que aderiram ao programa. Os respondentes tinham uma média de idades de 18 anos (DP = 1.06), 76.2% eram do sexo feminino, 63% da área da saúde e 69.2% já tinham atividade sexual.

Resultados: O modelo apresenta dez variáveis independentes: idade, sexo, perceção do risco, área científica, início da vida sexual, número parceiros sexuais ao longo da vida e nos últimos doze meses, conhecimentos sobre transmissão e prevenção do VIH. Quatro variáveis independentes apresentam uma contribuição estatisticamente significativa: perceção do risco, área científica dos estudos, início da vida sexual e parceiros sexuais nos últimos doze meses. O maior preditor de adesão é a idade de iniciação sexual, com um odds ratio de 3,63 (OR = 3.63; IC 95% 1.27 - 8.91), indicando que os alunos que iniciaram a vida sexual apresentam três vezes mais probabilidade de aderir a um programa de intervenção educativa. Os odds ratio de 1,98 (OR = 1.98; IC 95% 1.27 - 2.87) e 1.784 (OR = 1.78; IC 95% 1.04 - 3.07) indicam que os alunos da área saúde e com maior perceção de risco têm cerca de duas vezes mais probabilidade de aderir. A variável “parceiros sexuais nos últimos 12 meses” é igualmente uma variável preditora da adesão e indica-nos que os abstinentes apresentam 0.três vezes mais probabilidade de aderir (OR = 0.32; IC 95% 0.12 - 0.81).

Conclusões: Este estudo indica que as campanhas de informação, sensibilização e prevenção não oferecem um modelo eficaz de sensibilização para a percepção de problemas e riscos para os estudantes que não seguem cursos de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cunha-Oliveira, A., Cunha-Oliveira, J., & Massano Cardoso, S. (2016). VIH/ Sida: Situação da prevenção em Portugal e o contexto europeu. Debater a Europa, 14, 141-174.

Cunha-Oliveira, A., Cunha-Oliveira, J., Massano Cardoso, S., & Pita, J. R. (2014). Behavioral interventions for prevention of sexually transmitted infections in university students over 36 months. Atención Primária, 46(Especial Congreso I), 28-28.

Cunha-Oliveira, A. (2013). Predictors of adherence of young graduates to a program of educational intervention for prevention of infection by the human immunodeficiency virus. Psychotherapy and Psychosomatics, 82(Supll. 1), 24.

Diniz, A., Duarte, R., Bettencourt, J., Melo, T. de, Gomes, M., & Oliveira, O. (2015). Portugal: Infeção VIH, SIDA e Tuberculose em números – 2015. Lisboa: DGS. Acedido em http://www.dgs.pt/?cr=29118

Dutta-Bergman M. J. (2004). Health attitudes, health cognitions, and health behaviors among Internet health information seekers: Population-based survey. Journal of Medical Internet Research 26(2), e15. doi:10.2196/jmir.6.2.e15.

European Centre for Disease Prevention and Control, & World Health Organization Regional Office for Europe. (2013). HIV/AIDS surveillance in Europe: 2013. Stockholm: ECDC. doi:10.2900/42271.

Koelen, M. A., & Van den Ban, A. W. (2004). Health education and health promotion. Netherlands: Wageningen Academic Publishers .

Massano Cardoso, S. (2004). Notas e técnicas epidemiológicas (5ª ed.). Coimbra: Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Sirard, J. R., Pfeiffer, K. A., & Pate, R. R. (2006). Motivational factors associated with sports program participation in middle school students. Journal of Adolescent Health, 38(6), 696-703.

Portugal, Direção-Geral da Saúde. (2012). Programa nacional para a infecção VIH/SIDA: Orientações programáticas. Lisboa: DGS. Acedido em http://www.pnvihsida.dgs.pt/programa-nacional111111111/orientacoes-programaticas11.aspx

Portugal, Direção-Geral da Saúde. (2015a). Recomendações portuguesas para o tratamento da infeção por VIH-1 e VIH-2: Versão 1.0. Lisboa: DGS. Acedido em https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/recomendacoes-portuguesas-para-otratamento-da-infecao-por-vih-1-e-vih-2-versao-10-2015.aspx

Portugal, Direção-Geral da Saúde. (2015b). Doenças de Declaração Obrigatória 2011-20

Verheijden, M., Bakx, J.C., Akkermans, R., Van den Hoogen, H., Godwin, N. M., Rosser, W., van Staveren, W. & van Weel, C. (2004).

Web-based targeted nutrition counselling and social support for patients at increased cardiovascular risk in general practice: randomized controlled trial. Journal of Medical Internet Research, 6(4), e44. doi:10.2196/jmir.6.4.e44

Downloads

Como Citar

Cunha, A., Cunha, J., Cardoso, I., Daniel, F., Cardoso, S., & Pita, J. (2016). Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 133–142. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13936

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde