Temas a Incluir num Programa Psicoeducativo para Familiares Cuidadores de Pessoas com Demência, a Residir no Domicílio

Autores

  • Lia Sousa Centro Hospitalar de São João, EPE, Neurologia Adultos, Portugal
  • Carlos Sequeira Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal
  • Carme Ferré-Grau Universidade de Rovira y Virgili, Espanha

Palavras-chave:

Demência, Cuidadores familiares, Capacitação

Resumo

Introdução: A família, na maioria dos casos, assume os cuidados às pessoas com demência, a residir no domicílio. Os programas psicoeducativos visam ensinar um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais aos cuidadores familiares para lidarem com as dificuldades diárias e com o stress.

Objetivo: Identificar os temas a incluir num programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência a residir no domicílio.

Métodos: revisão integrativa da literatura, focus groups e estudo Delphi.

Resultados: Os temas-chave validados para integrarem um programa psicoeducativo foram: a demência; comunicação e comportamento; atividades básicas e instrumentais de vida diária; estratégias de coping e de resolução de problemas; saúde física e mental do cuidador e utilização de recursos na comunidade.

Conclusões: Este trabalho permitiu identificar um conjunto de temas-chave a integrar um programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência, o que pode ser uma mais-valia para a uniformização destas intervenções pelos profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatry Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5 (5th ed.). Arlington (Virginia): American Psychiatric Association.

Boise, L., Congleton, L., & Shannon, K. (2005). Empowering family caregivers: The powerful tools for caregiving program. Educational Gerontology, 31(7), 573-586. doi:10.1080/03601270590962523

Chien, W. T., & Lee, I. Y. M. (2010). Randomized controlled trial as a dementia care programme for families of home-resided older people with dementia. Journal of Advanced Nursing, 67(4), 774-787. doi:10.1111/j.1365-2648.2010.05537.x

Cohen-Mansfield, J. (2005). Nonpharmacologic interventions for persons with dementia. Alzheimer’s Care Quarterly, 6(2), 129-145. Acedido em http://journals.lww.com/actjournalonline/Abstract/2005/04000/Nonpharmacological_Interventions_for_Persons_With.7.aspx

Ducharme, F., Lévesque, L., Lachance, L., Kergoat, M., Legault, A., Beaudet, L., & Zarit, S. (2011). Learning to become a family caregiver: Efficacy of an intervention program for caregivers following diagnosis of dementia in a relative. The Gerontologist, 51(4), 484-494. doi:10.1093/geront/gnr014

Figueiredo, D., Guerra, S., Marques, A., & Sousa, S. (2012). Psycho-educational support to family and formal caregivers of older people with dementia. Revista Temática Kairós Gerontologia, 15(11), 31-55. Acedido em http://pesquisa.bvsalud.org/sms/resource/pt/lil-766894

Gallagher-Thompson, D., Tzuang, Y., Au, A., Brodaty, H., Charlesworth, G., Gupta, R., … Shyu, Y. (2012). International perspectives on nonpharmacological best practices for dementia caregivers: a review. Clinical Gerontologist, 35(4), 316-355. doi:10.1080/07317115.2012.678190

Gavrilona, S. I., Ferri, C. P., Mikhaylova, N., Sokolova, O., Banerjee, S., & Prince, M. (2009). Helping cares to care the 10/66 dementia research group’s randomized control trial of a caregiver intervention in Russia. International Journal of

Geriatric Psychiatry, 24(4), 347-354. Acedido em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/gps.2126/abstract

Hepburn, K., Lewis, M., Tornatore, J., Sherman, C. W., & Bremer, K. L. (2007). The savvy caregiver: The demonstrated effectiveness of a transportable dementia caregiver psychoeducation program. Journal of Gerontological Nursing, 33(3), 30-36. Acedido em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17378189

Judge, K. S., Yarry, S. J., & Orsulic-Jeras, S. (2009). Acceptability and feasibility results of a strength-based skills training program for dementia caregiving dyads. The Gerontologist, 50(3), 408-417. doi:10.1093/geront/gnp138

Justo, C. (2005). A técnica de Delphi de formação de consensos. Lisboa: Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Acedido em http://www.opss.pt/sites/opss.pt/files/A-Tecnica-Delphi-de-Formacao-de-Consensos.pdf

Leite, C., Menezes, T., Lyra, E., & Araújo, C. (2014). Conhecimento e intervenção do cuidador na doença de Alzheimer: Uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Psiquiatria, 63(1), 48-56. Acedido em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0047-20852014000100048&script=sci_abstract&tlng=pt

Lopes, L., & Cachioni, M. (2012). Intervenções psicoeducacionais para cuidadores de idosos com demência: Uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 61(4), 252-261. Acedido em http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v61n4/09.pdf

Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, 17(4), 758-764. Acedido em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072008000400018&script=sci_arttext

Miller, R., Samuel, P., Barnas, J., & Welker, K. (2014). Addressing everyday challenges: Feasibility of a family caregiver program for people with dementia. The American Journal of Occupational Therapy, 68(2), 212-220. doi:10.5014/ajot.2014.009829

Nelis, S., Quinn, C., & Clare, L. (2007). Information and support interventions for informal caregivers of people with dementia (Protocol). The Cochrane Database of Systematic, 2. doi:10.1002/14651858.CD006440

Samia, L., Hepburn, K., & Nichols, L. (2012). Flying by the seat of our pants: What dementia family caregivers want in an advanced caregiver training program? Research in Nursing & Health, 35(6), 598-609. doi:10.1002/nur.21504

Santos, R., Sousa, M., Brasil, D., & Dourado, M. (2011). Intervenções de grupo para sobrecarga de cuidadores de pacientes com demência: uma revisão sistemática. Revista de Psiquiatria Clínica, 38(4), 161-167. Acedido em http://www.scielo.br/pdf/rpc/v38n4/a09v38n4.pdf

Scarparo, A., Laus, A., Azevedo, A., Freitas, M., Gabriel, C., & Chaves, L. (2012). Reflexões sobre o uso da técnica Delphi em pesquisas na enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 13(1), 242-51. Acedido em http://www.redalyc.org/pdf/3240/324027980026.pdf

Silva, A. M. A. (2009). Efetividade de um programa de intervenção na perceção de sobrecarga dos cuidadores familiares de pessoas idosas com demência (Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa). Acedido em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2375

Sousa, L., Sequeira, C., Ferré-Grau, C., Neves, P., & Lleixà-Fortuño, M. (2016a). Training programmes for family caregivers of people with dementia living at home: Integrative review. Journal of Clinical Nursing. doi:10.1111/jocn.13266

Sousa, L., Sequeira, C., Ferré-Grau, C., Neves, P., & Lleixà-Fortuño, M. (2016b). Characteristics of a training programme for family caregivers of a person with dementia living at home. Portuguese Journal of Mental Health Nursing, 3, 33-38. Acedido em https://issuu.com/spesm/docs/revista_especial_3_final

Stirling, C., Andrews, S., Croft, T., Vickers, J., Turner, P., & Robinson, A. (2010). Measuring dementia carers’ unmet need for services: An exploratory mixed method study. BMC Health Services Research, 10, 1-10. doi:10.1186/1472-6963-10-122

Toseland, R. (2004). Caregiver education and support programs: Best practice models. California: Family Caregiver Alliance.

World Health Organization, & Alzheimer’s Disease International. (2012). Dementia: A public health priority. Geneva: WHO. Acedido em http://www.humana-mente.com/resources/relatorio-OMS-demencia.pdf

Downloads

Como Citar

Sousa, L., Sequeira, C., & Ferré-Grau, C. (2016). Temas a Incluir num Programa Psicoeducativo para Familiares Cuidadores de Pessoas com Demência, a Residir no Domicílio. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 213–221. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13944

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde