Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento curricular e supervisão pedagógica

Autores

  • Alice Abreu Agrupamento de Escolas do Viso, Viseu, Portugal
  • Ana Paula Cardoso Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, CI&DETS, Viseu, Portugal http://orcid.org/0000-0001-5062-4098
  • João Rocha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, CI&DETS, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0203e.04.00206

Palavras-chave:

Professores, Formação especializada, Supervisão pedagógica, Coordenador de Departamento

Resumo

Introdução: Nas escolas portuguesas, o Coordenador de Departamento Curricular é um gestor intermédio, supervisor e líder, que deve assumir o exercício da liderança e demonstrar capacidade comunicativa para poder mobilizar os docentes que coordena na prossecução dos ideais educativos. Por isso, a supervisão pedagógica assume um papel de relevo nas atividades por ele desenvolvidas.

Objetivos: Conhecer a perceção dos professores dos vários níveis de ensino não superior acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e de alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho, nomeadamente a formação especializada em supervisão pedagógica.

Métodos: Foi utilizada uma metodologia de caráter descritivo e transversal, com recurso a um inquérito por questionário. A amostra totalizou 106 professores de todos os departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados: Os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular e com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e a abertura à mudança e à inovação. Consideram também que o Coordenador deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Contudo, relevam que a carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige podem influenciar negativamente o seu desempenho.

Conclusões: Os Coordenadores de Departamento Curricular deverão assumir a necessidade de formação na sua atividade, enquanto supervisores, para garantir legitimidade e credibilidade nas mais variadas vertentes e dimensões, quer a nível pessoal/relacional, quer a nível profissional.

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Biografia Autor

Ana Paula Cardoso, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, CI&DETS, Viseu, Portugal

Departamento de Psicologia e Ciências da Educação

Área disciplinar de Ciências da Educação

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Publicado

2019-04-16

Como Citar

Abreu, A., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2019). Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento curricular e supervisão pedagógica. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(3e), 47–59. https://doi.org/10.29352/mill0203e.04.00206

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social