Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica

Autores

  • Véronique Delplancq Instituto Politécnico de Viseu, CI&DETS, Viseu, Portugal http://orcid.org/0000-0002-5456-3832
  • Ana Maria Costa Instituto Politécnico de Viseu, CI&DETS, Viseu, Portugal
  • Ana Maria Oliveira Instituto Politécnico de Viseu, CI&DETS, Viseu, Portugal
  • Belmiro Rego Instituto Politécnico de Viseu, CI&DETS, Viseu, Portugal
  • Susana Fidalgo Instituto Politécnico de Viseu, CI&DETS, Viseu, Portugal
  • Fátima Susana Amante Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CEL, Vila Real, Portugal
  • Susana Relvas Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill024e.14995

Palavras-chave:

línguas estrangeiras, ensino superior, recursos digitais, realidades linguísticas, realidades profissionais

Resumo

Introdução: A aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) não se limita à transmissão de saberes linguísticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiências bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicações sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressão na carreira.
Os recursos digitais, de acesso fácil e rápido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação à realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line são práticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguísticas e profissionais pode ser realizado recorrendo às redes sociais e a um método de trabalho ao “menu”, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competências transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso.

Métodos: As experiências de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de “LE aplicadas aos novos media e ao ciberespaço”, com o francês e o inglês como línguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18.

Conclusões: A progressão dos aprendentes torna-se evidente através das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produções orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competências.

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Biografia Autor

Véronique Delplancq, Instituto Politécnico de Viseu, CI&DETS, Viseu, Portugal

Doutorada em Linguística (comunicação falada) pela Universidade de Mons (BE); professora coordenadora do IPV, departamento de Ciências da Linguagem

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Delplancq, V., Costa, A. M., Oliveira, A. M., Rego, B., Fidalgo, S., Amante, F. S., & Relvas, S. (2019). Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(4e), 75–80. https://doi.org/10.29352/mill024e.14995

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social