Colaboração educativa para fomentar aprendizagens autênticas e preparar para a empregabilidade

Autores

  • Maria de Lurdes Martins Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Viseu, Portugal
  • Isabel Oliveira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill024e.15120

Palavras-chave:

colaboração, competências, interpretação, língua inglesa, património

Resumo

Introdução: A necessidade de preparar os alunos do ensino superior para o mercado de trabalho passa por proporcionar o contacto com atividades em contexto real. Importa, todavia, considerar a mobilidade entre empresas e países, o que torna imprevisível o percurso da carreira profissional de cada um. Assim, o processo de ensino-aprendizagem deverá ser multidirecional, havendo preocupação de fornecer instrumentos e fontes de informação que possam ser usados na descoberta de conhecimento.

Objetivos: Dinamizar a colaboração interinstitucional; Fomentar a autenticidade situacional e comunicacional através de atividades reais de interpretação de património local através de visitas guiadas; Melhorar a maior qualidade dos outputs produzidos pelos estudantes; identificar as perceções dos alunos após a elaboração da atividade.

Métodos: Trata-se de um projeto de colaboração realizado no âmbito de unidades curriculares de inglês com estudantes de dois cursos superiores da área do Turismo, de cidades diferentes. O projeto contemplou uma fase de preparação, desenho de um roteiro com os principais pontos de interesse turístico da sua cidade. Após a elaboração de guiões interpretativos e no final da experiência de efetuar a visita guiada os alunos responderam a um questionário anónimo onde manifestaram as suas perceções.

Resultados: Da análise SWOT elaborada verificou-se que, entre outros aspetos, um dos pontos fortes desta tipologia de exercícios é a preparação para atividades futuras com públicos reais; os pontos fracos prendem-se com a perceção de insegurança perante os grupos reais; as ameaças indicadas centram-se, entre outros aspetos no grupo de visitantes; as oportunidades identificadas referem sobretudo a experiência positiva para enfrentarem o mercado de trabalho.

Conclusões: Os desenvolvimentos de atividades colaborativas interinstitucionais revelaram-se de interesse para os alunos sobretudo na perspetiva de preparação para situações semelhantes no mercado de trabalho.

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Referências

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Martins, M. de L., & Oliveira, I. (2019). Colaboração educativa para fomentar aprendizagens autênticas e preparar para a empregabilidade. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(4e), 91–97. https://doi.org/10.29352/mill024e.15120

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social