Línguas estrangeiras e as organizações: a perspetiva dos profissionais de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill024e.15210Palavras-chave:
línguas estrangeiras, comunicação organizacional, profissionais de comunicação, empresas nacionais, empresas internacionaisResumo
Introdução: Na atualidade as organizações têm necessidades e enfrentam os desafios de comunicação em língua estrangeira falada ou com recurso a meios digitais.
Objetivos: Perceber o papel das línguas estrangeiras nos departamentos de comunicação das organizações nacionais e internacionais. Analisar a diversidade de línguas usadas nas empresas; Compreender em que meios, canais e ações são mais usadas as línguas estrangeiras; Aferir o nível de conhecimento das línguas; Perceber os objetivos da utilização das línguas sob a perspetiva dos profissionais de comunicação.
Métodos: O estudo tem por base uma metodologia quantitativa, usando como método de recolha de dados a aplicação de questionário por inquérito a profissionais dos departamentos de comunicação de empresas nacionais e internacionais.
Resultados: Os profissionais de comunicação utilizam na sua maioria regulamente a língua inglesa nas empresas, nomeadamente em comunicação digital (redes sociais, site e newsletter), conversas telefónicas, reuniões, eventos e negócios empresariais.
Conclusões: O estudo traz contribuições para a academia e para o mundo empresarial, na medida em que permite auferir as competências e perfis dos profissionais de comunicação fundamentais para fazer face à competitividade do mundo organizacional atual.
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