Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes

Autores

  • Madalena Cunha Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal, UNICISA-E, ESEnfC, Coimbra, Portugal, CIEC, UMinho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0710-9220
  • João Duarte Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal, UNICISA-E, ESEnfC, Coimbra, Portugal
  • Ana Pereira Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Eunice Seixas Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Joana Ferreira Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Maria Andrade Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Mariana Correia Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Pedro Alves Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Graça Aparício Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Ana Andrade Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Sofia Campos Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0203e.08.00223

Palavras-chave:

Experiências Adversas; Infância; Criança; Adolescente; Saúde

Resumo

Introdução: As experiências adversas na infância e adolescência, incluindo a exposição a stressores domésticos e em contexto escolar, podem afetar a saúde das crianças e dos adolescentes. Considerando que os agentes da educação, saúde e segurança podem não estar conscientes das situações problemáticas em crianças e adolescentes, justifica-se o desenvolvimento da investigação neste domínio.

Objetivos: Avaliar as propriedades psicométricas, nomeadamente a estrutura fatorial e a consistência interna, do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes.

Métodos: Estudo de natureza descritiva, com foco transversal, análise analítico-correlacional e validação metodológica do “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes”, foi realizado numa amostra de 136 agentes educativos, da saúde e da segurança.

Resultados: O estudo da consistência interna do inventário confirmou alfas de Cronbach, entre os itens que o constituem, classificados de bons, oscilando entre α=0,791 e α=0,822, com um alfa global de 0,819. A sua estrutura confirmou a presença de dois fatores: Fator 1 - Tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar (α=0,837) e Fator 2 – Fatores de risco para a saúde mental (α=0,639). Os agentes educativos identificam mais os fatores de risco para a saúde mental onde se registou uma média mais elevada (M=77,09±25,72). O estudo do efeito explicativo das variáveis socioprofissionais na perceção de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes por parte dos agentes educativos revela que a idade (Fator 2 - Fatores de risco para a saúde mental p=0.015), o estado civil (tipos de violência que envolvem a criança/adolescentes em contexto escolar p=0.027) e a área de exercício profissional (fatores de risco para a saúde mental de crianças e adolescentes p=0,008; tipos de violência envolvendo a criança/adolescentes em contexto escolar p=0,018) apresentam relevância estatística.

Conclusões: Os resultados mostram que o “Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes” apresenta uma estrutura fatorial com resultados satisfatórios de validade e de confiabilidade, o que resulta na possibilidade da sua aplicação, como instrumento de pesquisa, para avaliar as perceções que os agentes educativos têm de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Madalena Cunha, Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal, UNICISA-E, ESEnfC, Coimbra, Portugal, CIEC, UMinho, Braga, Portugal

Enfermagem

Referências

Bellis, M.A.,Hughes, K., Ford, K.A., Hardcastle, C.A., Sharp, S., Wood, Homolova, L.H., & Davies, A. (2018). Adverse childhood experiences and sources of childhood resilience: a retrospective study of their combined relationships with child health and educational attendance. BMC Public Health, 18, 792. https://doi.org/10.1186/s12889-018-5699-8

Bento, A.de C. (2017). O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade. Etnográfica, 21 (2), 319-339.

Bethell, C.D., Newacheck, P., Hawes, E., & Halfon, N. (2014). Adverse childhood experiences: assessing their impact on health and school engagement and the mitigating role of resilience. Health Aff (Milwood); 33: 2106-15.
Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina.

Cunha, M. (2017). Questionário ad hoc de caracterização socioprofissional . In Pereira, C. (Coord.) (2017). Projeto de Investigação Monitorização e avaliação dos indicadores de saúde mental das crianças e adolescentes: da investigação à prática. (“MAISaúde Mental” - Código de identificação:CENTRO-01-0145-FEDER-023293). Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal.

Cunha, M., Duarte, J., André, S., Albuquerque, C., Aparício, G., Campos, S., Gonçalves, A., Madureira, A. & Andrade, A. (2017). Inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes. In Pereira, C. (Coord.) (2017). Projeto de Investigação Monitorização e avaliação dos indicadores de saúde mental das crianças e adolescentes: da investigação à prática. (“MAISaúde Mental” - Código de identificação:CENTRO-01-0145-FEDER-023293). Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal.

Hughes, K, Bellis, M.A., Hardcastle, K.A., Sethi, D., Butchart, A., Mikton, C., Jones, L., Dunne, M.P. (2017). The effect of multiple adverse childhood experiences on health: a systematic review and meta-analysis, Lancet Public Health, 2: e356–66.

Maia, A.E.D. (2014). Atitudes educativas parentais, resiliência e rendimento académico do adolescente: análise de relações e contributo de variáveis demográficas. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. Acedido em https://core.ac.uk/download/pdf/43572797.pdf
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS STATISTICS. 7ª ed., 18-25. ReportNumber.

Naicker, S.N., Norris, S.A., Mabaso, M., & Richter, L.M. (2017). An analysis of retrospective and repeat prospective reports of adverse childhood experiences from the South African Birth to Twenty Plus cohort. PLOS ONE, 26, 1-19.

Oliveira, J.R. & Gomes, M. A. (2012). Bullying: reflexões sobre a violência no contexto escolar. Revista Educação por Escrito – PUCRS, 2:2.

Pestana, M.H., & Gageiro, J.N. (2014) Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 6ª ed.. Lisboa: Edições Sílabo.

Schneider, S.K., O'Donnell, L., & Coulter, A. (2016). Cyberbullying, School Bullying, and Psychological Distress: A Regional Census of High School Students. American Journal of Public Health. (102) 1:171-177.

Stempel, H., Cox-Martin, M., Bronsert, M., Dickinson, L.M., & Allison, M.A. (2017). Chronic school absenteeism and the role of adverse childhood experiences. Acad Pediatr.; 17: 837-843.

Teicher, M.H., Samson, J.A., Anderson, C.M., & Ohashi, K. (2016). The effects of childhood maltreatment on brain structure, function and connectivity. Nat Rev Neurosci.; 17: 652-666.

Traub, F., & Boynton-Jarrett, R. (2017). Modifiable resilience factors to childhood adversity for clinical pediatric practice. Pediatrics. 139: e20162569.

Wiehn, W., Hornberg, C., & Fischer, F. (2018). How adverse childhood experiences relate to single and multiple health risk behaviours in German public university students: a cross-sectional analysis. BMC Public Health, 18,1005.

Wingenfield, K., Schäfer, I., Terfehr, K., Grabski, H., Driessen, M., Grabe, H., Löwe, B., & Spitzer, C. (2011). The reliable, valid and economic assessment of early traumatization: first psychometric characteristics of the German version of the adverse childhood experience questionnaire (ACE). Pschother Psychosom Med Psychol.; 61:e10–4.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2019-04-16

Como Citar

Cunha, M., Duarte, J., Pereira, A., Seixas, E., Ferreira, J., Andrade, M., Correia, M., Alves, P., Aparício, G., Andrade, A., & Campos, S. (2019). Validação psicométrica do inventário de situações problemáticas envolvendo crianças e adolescentes. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(3e), 95–108. https://doi.org/10.29352/mill0203e.08.00223

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde