Aprender (n)uma língua estrangeira no ensino superior: perceções de empregadores e alunos

Autores

  • Margarida Morgado Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação, Castelo Branco, Portugal
  • Luís Vicente Gómez Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação, Castelo Branco, Portugal
  • Marcelo Calvete Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação, Castelo Branco, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0209.04.00226

Palavras-chave:

Línguas estrangeiras no ensino superior, competência comunicativa intercultural, perceções de empregadores, perceções de alunos, CLIL

Resumo

Introdução: As instituições de ensino superior (IES) devem preparar os alunos para o mercado de trabalho globalizado onde se espera que eles saibam comunicar de forma eficaz numa ou mais línguas estrangeiras (LE) em ambientes de trabalho internacionais, o que coloca uma enorme pressão de expectativa sobre o ensino e aprendizagem de LE no ensino superior (ES).

Métodos: O presente artigo explora modos de aprender (n)a LE nas IES, conjugando perspetivas sobre o estado da arte com
perceções de empregadores e alunos. Usa-se uma abordagem de estudos de caso que combina resultados de questionários e entrevistas para descrever as perceções de como a LE deve ser aprendida e ensinada.

Conclusões: Fazem-se recomendações sobre como melhorar a empregabilidade dos alunos; sobre boas práticas de desenvolvimento da competência comunicativa intercultural e de LE para comunicar com eficácia em ambientes de trabalho internacionais e/ou virtuais; e sobre a preparação do corpo docente para tendências emergentes que incluem o uso da LE como meio de instrução ou o uso de CLIL, de integração da aprendizagem de língua e conteúdo em simultâneo, que testemunham a
importância de aprender (n)uma LE e de combinar esta aprendizagem com o desenvolvimento de outras competências e capacidades transversais.

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Publicado

2019-05-29

Como Citar

Morgado, M., Gómez, L. V., & Calvete, M. (2019). Aprender (n)uma língua estrangeira no ensino superior: perceções de empregadores e alunos. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9), 51–58. https://doi.org/10.29352/mill0209.04.00226

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social