Cantores líricos: duetos com a ansiedade
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0209.06.00228Palavras-chave:
Cantores líricos, Ansiedade de desempenho Musical, Grounded TheoryResumo
Introdução: O presente artigo de pesquisa descreve e analisa os resultados parciais de um estudo qualitativo alargado que pretendeu verificar de que forma a ansiedade de desempenho está presente no quotidiano do cantor lírico.
Objetivos: As alterações de vida diárias antes de um recital e quais as estratégias utilizadas no seu enfrentamento por parte deste grupo de profissionais.
Métodos: Resulta da administração de um questionário socioprofissional e de uma entrevista semiestruturada a um grupo de 8 cantores líricos com mais de 6 anos de prática, selecionados pelo método bola de neve.
O procedimento para aceder aos significados emergentes dos seus discursos foi a Grounded Theory, seguindo as rotinas de seleção de unidades de análise, criação de memorandos, e categorização em dois níveis (descritivo e conceptual).
Resultados: Centra-se na produção dos discursos referentes a três questões sobre a experiência da ansiedade de performance musical, rotinas diárias adotadas no período pré-recital e nas eventuais estratégias usadas para ultrapassar a sintomatologia ansiosa.
Conclusões: Os resultados manifestam o reconhecimento do impacto da performance, um convívio constante com a ansiedade e consequentes alterações das rotinas de vida diárias a nível pessoal e social, conduzindo à adoção de estratégias para o controle da ansiedade.
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