Cantores líricos: duetos com a ansiedade

Autores

  • Marlene Ferreira Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal
  • Zélia Teixeira Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0209.06.00228

Palavras-chave:

Cantores líricos, Ansiedade de desempenho Musical, Grounded Theory

Resumo

Introdução: O presente artigo de pesquisa descreve e analisa os resultados parciais de um estudo qualitativo alargado que pretendeu verificar de que forma a ansiedade de desempenho está presente no quotidiano do cantor lírico.

Objetivos: As alterações de vida diárias antes de um recital e quais as estratégias utilizadas no seu enfrentamento por parte deste grupo de profissionais.
Métodos: Resulta da administração de um questionário socioprofissional e de uma entrevista semiestruturada a um grupo de 8 cantores líricos com mais de 6 anos de prática, selecionados pelo método bola de neve.
O procedimento para aceder aos significados emergentes dos seus discursos foi a Grounded Theory, seguindo as rotinas de seleção de unidades de análise, criação de memorandos, e categorização em dois níveis (descritivo e conceptual).

Resultados: Centra-se na produção dos discursos referentes a três questões sobre a experiência da ansiedade de performance musical, rotinas diárias adotadas no período pré-recital e nas eventuais estratégias usadas para ultrapassar a sintomatologia ansiosa.

Conclusões: Os resultados manifestam o reconhecimento do impacto da performance, um convívio constante com a ansiedade e consequentes alterações das rotinas de vida diárias a nível pessoal e social, conduzindo à adoção de estratégias para o controle da ansiedade.

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Publicado

2019-05-29

Como Citar

Ferreira, M., & Teixeira, Z. (2019). Cantores líricos: duetos com a ansiedade. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9), 69–77. https://doi.org/10.29352/mill0209.06.00228

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social