Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo

uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230

Palavras-chave:

Nuvem de palavras, Mestrado profissional, Ensino na saúde, Pesquisa qualitativa, Análise de conteúdo

Resumo

Introdução: Este artigo descreve o uso da técnica Nuvem de Palavras na análise de dados qualitativos, sendo utilizada para identificação de desafios aos mestrados profissionais em ensino na saúde (MPES).

Objetivo: Identificar os desafios dos mestrados profissionais através da utilização da técnica da Nuvem de Palavras.

Métodos: Utilizou-se o software aplicativo Wordle para a construção de Nuvens de Palavras. A técnica serviu como ferramenta de apoio ao processamento de dados na pesquisa qualitativa, realizada em 2016. A produção das informações foi realizada por meio de questionário, no qual foi aplicado um roteiro semiestruturado a docentes e discentes de treze programas do país.  

Resultados: As seis categorias resultantes da análise e interpretação de Nuvens de Palavras, sobre fatores facilitadores e dificultadores, indicaram a presença de desafios institucionais e outros inerentes ao programa.

Conclusões: Constatou-se que é essencial compreender a essência dos mestrados profissionais e dar suporte ao desenvolvimento desses programas na área do ensino na saúde. E que, o uso da técnica de Nuvem de Palavras, junto ao olhar atento dos pesquisadores, permite a análise dos dados com segurança.

 

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Vilela, R. B., Ribeiro, A., & Batista, N. A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11), 29–36. https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social