Um estudo sobre a viabilidade da implementação de um sistema de gestão de qualidade, baseado no modelo European for Quality Management (EFQM) numa Escola de Engenharia

Autores

  • Ricardo Santos Universidade Aveiro, Portugal
  • António Abreu Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Lisboa, Portugal CTS - Uninova – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Caparica, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8839-5606

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0209.02.00232

Palavras-chave:

TQM, Melhoria Continua, Autoavaliação, EFQM, Ensino Superior

Resumo

Introdução: Atualmente, e num contexto competitivo, as Instituições de Ensino Superior (IES) dependem cada vez mais da qualidade dos seus serviços prestados, não só para satisfazer os seus diferentes stakeholders, como também, para atrair financiamento.

Deste modo, as IES tendem a incorporar na sua estratégia, Sistemas Internos de Gestão da Qualidade (SIGQ), com vista a uma melhoria continua do seu desempenho.

Este trabalho pretende analisar a aplicabilidade de uma IES, baseada no modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM), através da sua implementação numa IES publica Portuguesa.

Objetivos: Contribuir com uma análise critica da aplicabilidade de um SIGQ no desempenho organizacional de uma IES, baseado no modelo EFQM, e implementado numa IES publica.

Métodos: Revisão bibliográfica da aplicabilidade de SIGQ’s em IES, incluindo o modelo EFQM. Recurso a ao caso de estudo, análise documental e entrevistas com elementos intervenientes no estudo.

Resultados: Foram obtidos um conjunto de vantagens e dificuldades. Para as dificuldades obtidas, foi proposto, um conjunto de sugestões para a sua superação.

Conclusões: A aplicação do SIGQ na IES em estudo, revelou-se proveitosa, devido a um conjunto de vantagens percepcionadas, entre as quais, o aumento da eficiência organizacional.

Para cada uma das desvantagens identificadas no estudo, foi proposto um conjunto de soluções para a sua mitigação, permitindo deste modo, reforçar o potêncial de aplicaçao do modelo EFQM numa IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, A., Rovio-johansson, A., Rosa, M., & Westerheijden, D. (Edits.) (2008). Essays on Supportive Peer Review. New York: Nova Science.

APQ (2019a) https://www.apq.pt/servicos-e-projectos/efqm/#1465981971999-b3443ca7-ae26 (acessed in 07/05/2019)

APQ (2019b) https://www.apq.pt/servicos-e-projectos/efqm/#1465981967495-0d9d37c4-dbf9 (acessed in 07/05/2019)

Benavent, F. B & Giner, M. T. (2011). The strategic formation process in the EFQM Excellence Model: a critical review and new perspectives. Total Quality Management, 22(7), 727-742.

Campatelli, G., Citti, Meneghin. A. (2011). Development of a simplified approach based on the EFQM model and Six Sigma for the implementation of TQM principles in a university administration. Total Quality Management, 22(7), 691-704.

CRE Project (2001). Towards Accreditation Schemes for Higher Education in Europe?.(CRE Project, co-funded by the SOCRATES Programme - Complementary Measures for Higher Education).Lisboa: CRE Project.

EFQM (2019) http://www.efqm.org/index.php/knowledge-base/what-is-the-efqm-excellence-model-2/ (accessed in 07/05/2019)

Eryılmaz,M., Esen, E., Ebru, K., Bektaş, A.,O., Erdur, D.,A.(2016) Quality Management in the Turkish Higher Education Institutions: Preliminary Findings1, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 229, 2016, Pages 60-69, ISSN 1877-0428, https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.07.114.

EUA (2007). Creativity in Higher Education. Report on the EUA Creativity Project 2006-2007. Brussels: EUA.

Fooladvand, M., Mohammad H., Shahtalebi, Y., S.,(2015) The Application Strategic Planning and Balance Scorecard Modelling in Enhance of Higher Education, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 186, 2015, Pages 950-954, ISSN 1877-0428, https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.115.

Galvão, H.M., Corrêa, H.L., Alves, J.L. (2011), Modelo de avaliação de desempenho global para instituições de ensino superior. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 4, n. 3, p. 425-441

Guglieri, G., Hanus, D., Revel, P., (2017) A Proposal for Ensuring the Quality of Aerospace Engineering Higher Education in Europe, Transportation Research Procedia, Volume 28, 2017, Pages 207-216, ISSN 2352-1465, https://doi.org/10.1016/j.trpro.2017.12.187.

Hall, C., Swart, W. & Duncan, S. (2012). Balancing Custumer Needs and Standards in Higher Education.Quality Approach on Higher Education – New Perspectives on Customer Focus by American Society for Quality, 3(1), 2-7.

Jackson, N., & Lund, H. (2000). Bencmarking for Higher Education. Buckingham: University Press.

Lakatos, E. & Marconi, M. (1992). Metodologia Científica (2ª ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A.

Leeuwenkamp, K.,J.,G., Brinke, D.,J., Kester, L.,(2017) Assessment quality in tertiary education: An integrative literature review, Studies in Educational Evaluation,Volume 55, 2017,Pages 94-116, ISSN 0191-491X,https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2017.08.001.

Liu, S., Liu, J. (2017) Chapter 2 - Quality Assurance in Chinese Higher Education, Editor(s): Mahsood Shah, Quyen T.N. Do, The Rise of Quality Assurance in Asian Higher Education, Chandos Publishing, 2017, Pages 15-33, ISBN 9780081005538, https://doi.org/10.1016/B978-0-08-100553-8.00001-X.

Maslow, D., Mazaletskaya, A. Steed, C. (2006). A Journey towards Excellence - A University Case Study, A journey towards Excellence. (Centre for Integral Excellence). Sheffield: Sheffield Hallam University.

Massy, W. (2003). Honoring the trust. Quality and cost containment in higher education. Bolton: Anker Publishing.

McCowan, T., (2018), Quality of higher education in Kenya: Addressing the conundrum, International Journal of Educational Development, Volume 60, Pages 128-137, ISSN 0738-0593, https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.11.002.

Munastiwi, E.(2015) The Management Model of Vocational Education Quality Assurance Using ‘Holistic Skills Education (Holsked)’, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 204, 2015, Pages 218-230, ISSN 1877-0428, https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.08.144.

Osseo-Asare, A. E. & Longbottom D. (2002). The need for education and training in the use of the EFQM model for quality management in UK higher education institutions. Quality Assurance in Education, 10(1), 26-36.

Overberg, J., Broens. A, Günther, A., Stroth, C., Knecht, R., Golba, M., Röbken, H.(2019), Internal quality management in competence-based higher education – An interdisciplinary pilot study conducted in a postgraduate programme in renewable energy,Solar Energy, Volume 177, 2019, Pages 337-346, ISSN 0038-092X, https://doi.org/10.1016/j.solener.2018.11.009.

Pupius, M. (2003). Quality and Excellence in Higher Education. (Centre for Integral Excellence). Sheffield: Sheffield Hallam University.

Rosa, M. J. & Amaral, A. (2012). A Self-Assessment of Higher Education Institutions from the Perspective of the EFQM Excellence Model. In WesterIESjden, D.F., Stensaker, B. and Rosa, M.J. (Eds). Quality Assurance in Higher Education: Trends in Regulation, Translation and Transformation. (pp. 181-208). Dordrecht: Springer.

Rosa, M., Sarrico, C., Machado, I., & Costa, C. (2015). Importância e Grau de Implementação dos Referenciais A3ES nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas.

Sá, P., Sampaio, P., & Rosa, M. (2011). Modelos de Gestão pela Qualidade Total: um contributo para a implementação de sistemas internos de garantia da qualidade nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Fórum Da Gestão Do Ensino Superior Nos Países E Regiões de Língua Portuguesa, 1–17.

Sarrico, C., Rosa, M., Teixeira, P. & Cardoso, M. (2010). Assessing Quality and Evaluating Performance in higher education: Worlds Apart or Complementary Views? Minerva , 48, 35-54.

Sheffield (2003), EFQM Excellence Model Higher Education Version 2003 (adapted from EFQM Excellence Model 2003 Public and Voluntary Sector version. (Centre for Integral Excellence). Sheffield: Sheffield Hallam University.

Shin, J., C. (2017) Quality assurance systems as a higher education policy tool in Korea: International convergence and local contexts, International Journal of Educational Development, Volume 63, 2018, Pages 52-58, ISSN 0738-0593, https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.10.005.

Simões, J. M. (2011). Qualidade na administração pública: Estudo comparativo entre o modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM) e a Common Assessment Framework (CAF). Dissertação para obtenção do Grau de Mestre (não publicada), Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa.

Sobrinho, J. (2003). Avaliação das Políticas Educacionais e Reforma da Educação Superior. São Paulo: Cortez.

Soeiro, A. (2011). Qualidade da Gestão de Educação Continua no Ensino Superior: Caso de Estudo e o projeto DAETE. Porto: Universidade do Porto.

Sofia, D., Anastasiadou, D., Poulcheria, D., Zirinoglou, A.,(2015) EFQM Dimensions in Greek Primary Education System, Procedia Economics and Finance, Volume 33, 2015, Pages 411-431, ISSN 2212-5671, https://doi.org/10.1016/S2212-5671(15)01725-6.

Tari, J. ,Citti, L. & Meneghin. A. (2006). An EFQM model self-assessment exercise at a Spanish University. Journal of Educational Administration. 44(2),170-188.

Tserendagva, B., Jamts, T., (2017) Chapter 9 - Quality Assurance Mechanisms in Mongolian Higher Education, Editor(s): Mahsood Shah, Quyen T.N. Do, The Rise of Quality Assurance in Asian Higher Education, Chandos Publishing, 2017, Pages 143-159, ISBN 9780081005538, https://doi.org/10.1016/B978-0-08-100553-8.00012-4.

Twizeyimana, J.D., Andersson, A. (2019), The public value of E-Government – A literature review, Government Information Quarterly, Volume 36, Issue 2, 2019, Pages 167-178, ISSN 0740-624X, https://doi.org/10.1016/j.giq.2019.01.001.

Yin, R. K. (2003). Case study research: design and methods. Oaks: Sage Publications.

Yingqiang, Z., & Yongjian, S. (2016). Quality Assurance in Higher Education: Reflection, Criticism, and Change. Chinese Education & Society, 49, http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10611932.2016.1192382?scroll=top&needAccess=true

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

Santos, R., & Abreu, A. (2019). Um estudo sobre a viabilidade da implementação de um sistema de gestão de qualidade, baseado no modelo European for Quality Management (EFQM) numa Escola de Engenharia. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(9), 25–38. https://doi.org/10.29352/mill0209.02.00232

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo