Tecnologia de inteligência artificial para cuidados de saúde e resgate: considerações sobre o impacto dos desenvolvimentos técnicos e sua utilização
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0210.08.00237Palavras-chave:
Artificial intelligence, Robotics, Healthcare, Rescuing, Work OrganizationResumo
Introdução: Tem-se tornado complicado avaliar o impacto geral da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica no emprego e na organização do trabalho pelo facto de essas tecnologias estarem a revolucionar muitos campos de aplicação/intervenção, muito díspares uns dos outros. Neste artigo, consideramos duas aplicações específicas emergentes de projetos de pesquisa recentes: um aplica tecnologias de IA e robótica ao setor de saúde e outro à Pesquisa e Resgate em áreas selvagens. Baseamo-nos nesses estudos de caso para especular sobre como esse tipo de aplicação inovadora, que provavelmente se tornará cada vez mais comum e difundida, pode afetar o emprego e a organização do trabalho em geral.
Objetivos: Entender como as aplicações inovadoras podem impactar o emprego e a organização do trabalho em geral e especificamente nos serviços de saúde e sociais.
Métodos: Neste artigo são discutidos dois desenvolvimentos recentes de pesquisas baseadas no uso da Inteligência Artificial (IA) nos campos da saúde e resgate.
Resultados: As tecnologias de IA e Robótica têm aplicação específica em serviços de saúde e sociais e exigem novas habilidades profissionais para gerenciar esses novos métodos. O nosso trabalho de pesquisa e principais resultados foram alcançados no âmbito de um projeto da Fundação Nacional de Ciências da Suíça e procuramos apresentar uma visão simplificada do componente de classificação inovadora da arquitetura.
Conclusões: Concluímos que, dependendo do campo de aplicação, uma redução na força de trabalho necessária para realizar tarefas que serão assumidas pela automação pode ser contrabalançada por um aumento drástico na demanda (serviços de saúde), ou uma mudança nas competências requeridas / habilidades (busca e resgate); Em ambos os casos, podemos esperar um impacto social positivo, também motivado por um aumento do padrão de serviço.
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