Ensinar com jogos estratégicos: estudo interdisciplinar com o “Electric Field Hockey”
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0210.07.00253Palavras-chave:
Jogos estratégicos, Electric Field Hockey, Física, DesportoResumo
Introdução: A Física lida com fenómenos abstratos que apresentam dificuldades para os alunos. O Desporto é uma ponte importante para ligar conceitos de Física a fenómenos quotidianos. A utilização de jogos tornou-se um dos principais focos de pesquisa na última década e fornece um mecanismo para imergir os estudantes em jogos estratégicos e estudo de conceitos científicos complexos.
Objetivos: O objetivo deste estudo foi estudar a interdisciplinaridade entre Física e Desporto, utilizando o jogo de simulação de computador “Electric Field Hockey”, quando comparado aos métodos tradicionais de sala de aula.
Métodos: Este estudo incluiu 91 estudantes: um grupo de controlo (N = 32), onde foram implementadas metodologias tradicionais de aprendizagem e um grupo experimental (N = 59) que jogou “Electric Field Hockey”.
Resultados: Concluiu-se que os jogos podem conduzir a resultados positivos de aprendizagem, como demonstrado pelo aumento nas pontuações dos testes da pré-avaliação e pós-avaliação e pelas entrevistas aos alunos. Os resultados obtidos sugerem que os designers de jogos devem incorporar atividades metacognitivas, como oportunidades reflexivas em jogos educacionais, a fim de fornecer suportes para os alunos e reforçar o seu envolvimento numa experiência de aprendizagem educacional.
Conclusões: Este estudo também sugere que uma abordagem complementar, na qual os jogos e as atividades práticas são integradas pode ser uma técnica poderosa para apoiar a compreensão de conceitos científicos abstratos.
Downloads
Referências
Adams, W., Reid, S., LeMaster, R., McKagan, S., Perkins, K., Dubson, M., & Wieman, C. (2008). A study of educational simulations. Part I - Engagement and learning. Journal of Interactive Learning Research, 19, 397.
Bjælde, O., Pedersen, M., & Sherson, J. (2014). Gamification of Quantum Mechanics Teaching. World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education, 218-222.
Bork, A. (1981). Learning with Computers. Digital Press: Massachusetts.
Clement, J. (2008). Creative model construction in scientists and students: the role of imagery, analogy, and mental simulation. Amherst, MA: Springer.
Garris, R., Ahlers, R., & Driskell, J. (2002). Games, motivation, and learning: A research and practice model. Simulation & Gaming, 33(4), 441–467.
McCloskey, M. (1983). Intuitive Physics. Scientific American, 249, 114-117.
McDermott, L. (1984). Research on conceptual understanding in Mechanics. Physics Today, 37, 24-31.
Miller, A. (2000). Insights of Genius: Imagery and Creativity. Science and Art. MIT Press: New York.
PhET (2018). “Electric Field Hockey”. Retrieved from: https://phet.colorado.edu/en/simulation/electric-hockey .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)