Ensinar com jogos estratégicos: estudo interdisciplinar com o “Electric Field Hockey”

Autores

  • Jorge Fonseca Trindade Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, Portugal
  • Teresa Fonseca Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, Portugal
  • Lara Fonseca Trindade Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0210.07.00253

Palavras-chave:

Jogos estratégicos, Electric Field Hockey, Física, Desporto

Resumo

Introdução: A Física lida com fenómenos abstratos que apresentam dificuldades para os alunos. O Desporto é uma ponte importante para ligar conceitos de Física a fenómenos quotidianos. A utilização de jogos tornou-se um dos principais focos de pesquisa na última década e fornece um mecanismo para imergir os estudantes em jogos estratégicos e estudo de conceitos científicos complexos.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi estudar a interdisciplinaridade entre Física e Desporto, utilizando o jogo de simulação de computador “Electric Field Hockey”, quando comparado aos métodos tradicionais de sala de aula.

Métodos: Este estudo incluiu 91 estudantes: um grupo de controlo (N = 32), onde foram implementadas metodologias tradicionais de aprendizagem e um grupo experimental (N = 59) que jogou “Electric Field Hockey”.

Resultados: Concluiu-se que os jogos podem conduzir a resultados positivos de aprendizagem, como demonstrado pelo aumento nas pontuações dos testes da pré-avaliação e pós-avaliação e pelas entrevistas aos alunos. Os resultados obtidos sugerem que os designers de jogos devem incorporar atividades metacognitivas, como oportunidades reflexivas em jogos educacionais, a fim de fornecer suportes para os alunos e reforçar o seu envolvimento numa experiência de aprendizagem educacional.

Conclusões: Este estudo também sugere que uma abordagem complementar, na qual os jogos e as atividades práticas são integradas pode ser uma técnica poderosa para apoiar a compreensão de conceitos científicos abstratos.

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Referências

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Trindade, J. F., Fonseca, T., & Trindade, L. F. (2019). Ensinar com jogos estratégicos: estudo interdisciplinar com o “Electric Field Hockey”. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(10), 69–73. https://doi.org/10.29352/mill0210.07.00253

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social